Ouça as comunicações do momento da colisão entre os dois aviões hoje no Aeroporto de Congonhas

image

Como mostrado mais cedo pelo AEROIN, dois aviões da LATAM foram danificados na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, em uma colisão no pátio do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP).

Na ocorrência, o Airbus A320neo de matrícula PR-XBG, que tem a pintura com as cores do Brasil, taxiava para decolagem cumprindo o voo LA3004, quando sua asa direita atingiu a cauda do A319 de matrícula PT-TMA, que estava sendo afastado da ponte de embarque para fazer o voo LA3176.

E embora mais cedo já houvesse um vídeo de como ocorreu a colisão, agora há também uma gravação acompanhada da frequência de comunicação do solo de Congonhas, na qual os pilotos dos dois aviões se comunicavam com a controladora de tráfego aéreo.

Acompanhe a seguir as cenas publicadas pelo canal “Golf Oscar Romeo” (Nota: o áudio não está em total sincronia com a imagem, de forma que já é possível ouvir um dos pilotos falando sobre a colisão alguns segundos antes do contato entre as aeronaves):https://www.youtube.com/embed/SL-_usm8a6M?si=8Y1gkSslzdBXt648

Como visto nas cenas acima, a controladora autorizou o voo 3176 a fazer o “pushback” (ser empurrado para trás) e depois chamar para o taxiamento. Em seguida, autorizou o voo 3004 a taxiar pela taxiway M (“Mike”) até a taxiway L (“Lima”), e ficar atendo à necessidade de fazer um desvio na área onde a M está em obra.

Instantes depois, o piloto do 3004 solicitou se poderia taxiar pela N (“November”), ao que foi autorizado pela controladora.

As taxiways N e M são paralelas, sendo que a N fica próxima aos aviões (onde o 3004 estava parado) e a M fica próxima ao gramado, para onde ele deveria ter ido pela instrução dada antes do seu pedido de seguir pela N. A imagem a seguir mostra onde ficam as duas taxiways:

Veja também  DECEA desenvolve conceito inovador no controle de tráfego aéreo
Taxiway M em vermelho e taxiway N em verde

Na sequência, o 3004 é visto fazendo seu taxiamento pela N e, instantes depois, o 3176 sendo empurrado para trás. Nota-se que o operador do veículo de reboque começou a puxar o 3176 de volta para a posição, possivelmente porque viu o 3004 se aproximando. Entretanto, não houve tempo suficiente, e o A320neo atingiu a cauda do A319.

Em nota, a concessionária Aena Brasil, que administra o Aeroporto de Congonhas, informou o seguinte:

“Nesta terça-feira (3), por volta das 8h25, ocorreu um incidente no pátio do Aeroporto de Congonhas (SP), envolvendo duas aeronaves da Latam. Durante o procedimento, a ponta da asa de uma aeronave com destino a Campo Grande (MS) entrou em contato com a cauda de outra, que seguiria para Brasília (DF).

O incidente ocorreu em baixa velocidade, sem registro de feridos. Os passageiros desembarcaram com segurança e receberam atendimento pela equipe da Latam. A Aena Brasil informa que as operações do aeroporto seguem normalmente, sem impactos na programação de voos.”

Fonte: Aeroin

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?