Programa Asas para Todos leva 227 jovens para conhecer aeroportos pelo Brasil

image

Ação incentiva o interesse de jovens de baixa renda para as carreiras da aviação civil por meio de visitas a aeroportos


O projeto de fomento à educação Asas da História, parte do programa Asas para Todos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já realizou sete visitas nos aeroportos de Brasília (DF), Congonhas (SP) e Galeão (RJ). Ao todo, 227 jovens de escolas públicas e comunidades carentes dessas cidades conheceram por dentro os três maiores aeroportos do país. 

A ação tem o objetivo de incentivar o conhecimento sobre as carreiras da aviação civil, mostrando o funcionamento dos aeroportos, os profissionais do setor e o fluxo de trabalho para que todas as viagens sejam feitas com agilidade e segurança. 

O projeto realizou três visitas ao aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do Brasil, nos dias 21 e 26 de novembro de 2024 e no dia 3 de abril de 2025, reunindo 114 jovens de escolas públicas de São Paulo (SP). Em Brasília (DF), o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek recebeu a visita de 31 jovens do Centro Educacional São Francisco, de São Sebastião (DF), no dia 7 de novembro de 2024. E o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu 82 estudantes de favelas do Rio, nos dias 19 de fevereiro, 7 e 9 de abril de 2025. 

“Essa chance fez a gente pensar em nossas possibilidades de carreira que eu nem imaginava que existiam. Ver de perto os bastidores de um aeroporto como o Galeão foi algo que eu nunca mais vou esquecer”, comentou Eduarda Dias, moradora da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. 

O depoimento de Eduarda representa um dos objetivos do programa Asas para Todos, que tem firmado parcerias com secretarias de juventude de municípios e estados brasileiros, além de concessionárias aeroportuárias, para propiciar aos jovens estudantes oportunidades de verem de perto as instalações dos maiores aeroportos do país e conhecerem as principais profissões do setor aéreo. 

ASAS PARA TODOS 

Veja também  Anac encerra sua participação como coordenadora do Comitê de Segurança Operacional da Aviação Civil Brasileira

Programa da Anac criado para fomentar a diversidade, a inclusão, a capacitação e a formação na aviação civil brasileira, o Asas para Todos tem vários projetos associados a três subprogramas: Inclusão e Diversidade, Mulheres na Aviação e Formação e Capacitação. 

Saiba mais sobre o programa. 

Assessoria de Comunicação Social da Anac