Instituto Tecnológico de Aeronáutica visita referências nacionais para fortalecer e atualizar incubadora de empresas

image

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) informa que tem realizado uma série de visitas técnicas a incubadoras de empresas públicas e privadas com o objetivo de modernizar e aperfeiçoar o modelo adotado pela Incubaero, uma iniciativa que hospeda e auxilia pequenas empresas e startups do setor aeroespacial.

A incubadora do Instituto integra atualmente a Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional, com a missão de ampliar suas capacidades e fomentar o empreendedorismo.

Nos meses de março e abril de 2025, uma comitiva do ITA e de representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) e da ITAEx, associação de ex-alunos do ITA, visitou dois hubs de inovação de destaque nacional: Inova-Unicamp, em Campinas (SP), e Nexus localizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos (SP). A visita à Nexus, contou também com a ilustre presença do Reitor do ITA, Professor Doutor Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi.

Ambos centros de inovação visitados atuam no estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de startups em diferentes estágios de maturidade tecnológica.

O Professor Maurício Donadon destacou que a visita foi uma ótima oportunidade para conhecer iniciativas implementadas em diferentes contextos do país e, a partir disso, inspirar adaptações condizentes com a realidade que vivemos. “A Incubaero, incubadora de empresas e projetos voltados ao desenvolvimento do setor aeroespacial, passa por um processo de atualização e adequação. Com isso, poderemos manter nossa tradição de contribuir com o desenvolvimento nacional por meio do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão”, disse o docente.

Um dos integrantes da comitiva foi o Major Intendente Nabor de Menezes Pontes Filho, estagiário da Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional. As adequações da Incubaero são, inclusive, o tema de sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). “Nosso objetivo é encontrar maneiras de criar um ambiente empreendedor fértil, capaz de apoiar iniciativas alinhadas à missão da Força Aérea Brasileira, do DCTA e do ITA. Uma ação que trará benefícios concretos para toda a sociedade”, afirmou o Major Nabor.

Veja também  Aspirantes do Esquadrão Gavião iniciam curso de especialização em helicópteros da FAB na Base de Natal

Novas visitas técnicas estão previstas para os próximos meses, envolvendo diferentes empresas e universidades públicas em todo o país.

Fonte: FAB