A partir de um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) a bordo do Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) participou da “Operação PROTRINDADE III/2025”, entre os dias 19 de maio e 3 de junho, com uma aeronave UH-12 Esquilo Monoturbina.
De acordo com informações do Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), a Marinha do Brasil (MB) desenvolve o Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE), provendo os meios e o apoio necessários ao transporte e à acomodação de pesquisadores na Estação Científica da Ilha da Trindade (ECIT).
Além disso, promove e gerencia o desenvolvimento de pesquisas científicas nas Ilhas da Trindade e Martim Vaz, e na área marítima adjacente, contribuindo para a ampliação do número de projetos de pesquisa em desenvolvimento nas Ilhas Oceânicas brasileiras.
Nesta missão, foram realizados voos de transporte de pessoal e material para o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT) e para as Ilhas de Martim Vaz. Ademais, a presença do UH-12 a bordo do menor convoo da MB também contribuiu para o incremento do grau de adestramento dos aviadores navais e da tripulação do navio durante as operações realizadas.
Fonte: Aeroin