Anápolis recebe caça supersônico e reforça protagonismo na defesa aérea do Brasil

image

Aeronave sueca pousou na Base Aérea da cidade na última segunda-feira (17) e amplia a capacidade operacional do 1º Grupo de Defesa Aérea da FAB


A Base Aérea de Anápolis passou a contar, nesta semana, com mais um reforço de peso em sua frota. O 10º caça F-39E Gripen, entregue ao Brasil na última segunda-feira (17), vindo da Suécia, pousou às 12h42 após decolar do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC). A chegada é estratégica na modernização da Força Aérea Brasileira (FAB) e fortalece o papel de Anápolis na defesa do espaço aéreo nacional.

Pilotado pelo Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres, o novo Gripen chegou à cidade goiana após um voo de cerca de 1 hora e 17 minutos. Com a chegada da aeronave de matrícula FAB 4110, o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado em Anápolis, passa a contar com nove unidades operacionais do caça de última geração.

Além disso, a entrega marca um novo capítulo na parceria entre o Brasil e a fabricante sueca Saab, especialmente por ser a primeira unidade entregue com capacidades inéditas desenvolvidas especialmente para atender às necessidades da FAB. “Essa aeronave inaugura uma nova fase de operações, com maior versatilidade para diferentes tipos de missão”, destacou o coronel aviador Claudio Oliveira Marques, responsável pela Operação Navegantes. O Gripen foi produzido em Linköping, na Suécia, e transportado por navio até o Brasil, desembarcando em um porto brasileiro no início de junho. Daí, seguiu por via terrestre até Navegantes, onde passou por preparação e testes antes de sua primeira decolagem em território nacional.

Peter Dölling, diretor-geral da Saab no Brasil, celebrou a entrega. “Essa aeronave representa mais do que tecnologia. É resultado do programa de transferência de conhecimento que capacitou engenheiros, técnicos e pilotos brasileiros, fortalecendo a Base Industrial de Defesa nacional”, comemorou.

Veja também  Voar é para todos: evento inédito promove inclusão na aviação civil brasileira

Além das nove aeronaves em operação no 1º GDA, o Brasil também conta com um Gripen empregado em campanhas de testes e desenvolvimento no Centro de Ensaios em Voo, localizado em Gavião Peixoto (SP).

Desde que o Gripen entrou oficialmente em operação no Brasil, em dezembro de 2022, a FAB tem participado com sucesso de missões e exercícios de grande escala, como a CRUZEX 2024, que reuniu forças aéreas de diferentes países.

Fonte: Fab

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?