A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou as instruções específicas para o processo seletivo da segunda turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) com início previsto para junho de 2026. São oferecidas 206 vagas para candidatos de ambos os sexos, distribuídas em diferentes especialidades técnicas.
As inscrições começam no dia 30 de junho e seguem até 28 de julho, exclusivamente pelo site ingresso.eear.aer.mil.br. A taxa de participação é de R$ 95.
Das vagas disponíveis, 165 são destinadas à ampla concorrência e 41 estão reservadas conforme os critérios legais em vigor. Os interessados devem ter entre 17 e 24 anos até 31 de dezembro de 2026 e comprovar a conclusão do ensino médio até a data da Concentração Final do Exame.
As especialidades contempladas incluem áreas como Controle de Tráfego Aéreo, Comunicações, Meteorologia, Suprimento, Eletricidade e Instrumentos, e Mecânica de Aeronaves.
O processo seletivo será composto por provas escritas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física, previstas para o dia 30 de novembro de 2025. Os candidatos classificados nessa etapa seguirão para as fases de inspeção de saúde, exame psicológico, avaliação física, validação documental e procedimento de heteroidentificação complementar.
Os aprovados em todas as etapas deverão se apresentar na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 28 de junho de 2026. O curso de formação tem duração de dois anos.
Após a conclusão, os alunos serão promovidos à graduação de Terceiro-Sargento e distribuídos por Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) em diferentes regiões do país, de acordo com as demandas da força.
Fonte: FAB