A Garmin anunciou na última semana o novo display de 12,1 polegadas na família de displays de voo TXi para aeronaves a pistão, turboélice e jatos.
A fabricante estadunidense explica que o novo modelo junta-se aos displays de voo TXi já existentes de 10,6 polegadas, 7 polegadas em orientação retrato e 7 polegadas em orientação paisagem, aumentando ainda mais a gama de possibilidades de atualização do TXi, que oferece capacidades avançadas de PFD/MFD/EIS e fornece uma solução completa de retrofit da Garmin para centenas de modelos de aeronaves.
A tela sensível ao toque de 12,1 polegadas oferece uma área de exibição ativa 33% maior, enquanto o design de borda fina mantém a mesma largura geral da unidade em comparação ao modelo de 10,6 polegadas.
O novo display combina com o design das famílias de navegadores TXi e GTN Xi e está disponível nas variações preta e cinza, permitindo que os clientes projetem um painel abrangente com uma aparência coesa e harmoniosa.
Indicações e pontos de toque maiores proporcionam melhor legibilidade para os pilotos, assim como interações táteis mais fáceis. Além disso, a tela maior oferece maior distância visível em mapas verticais em faixas de zoom equivalentes, bem como um aumento no tamanho do mapa HSI e nos displays de gráficos sem impactar os layouts da tela.
Um único display de 12,1 polegadas pode ser configurado para funcionalidades de PFD, MFD ou PFD/MFD com uma faixa opcional de sistema de indicação de motor (EIS). Assim como o restante da família TXi, o display de voo TXi de 12,1 polegadas apresenta uma tela sensível ao toque LCD de alta resolução, brilhante e legível sob luz solar.
Processadores de núcleo duplo poderosos melhoram as capacidades gráficas do sistema — com zoom, panorâmica e renderização de mapas ágeis. Os pilotos podem acessar facilmente as funções do display através de entradas na tela sensível ao toque ou pelos conhecidos botões concêntricos.
Os displays de voo TXi permitem que proprietários e operadores de aeronaves substituam giroscópios mecânicos propensos a manutenção por sensores digitais confiáveis de sistema de referência de atitude e direção de estado sólido. Esses sistemas digitais podem reduzir os custos de ciclo de vida e melhorar a confiabilidade operacional, além de oferecer economia de peso.
Ao incorporar o monitoramento de motor TXi, os pilotos podem visualizar e analisar mais facilmente parâmetros críticos do motor, do combustível e do sistema elétrico para ajudar a manter o melhor desempenho e a maior eficiência da aeronave. Capacidades extensas de integração com sistemas Garmin e sistemas de terceiros selecionados permitem que os displays de voo TXi ofereçam uma atualização simplificada e rica em recursos.
O display de voo TXi de 12,1 polegadas está previsto para estar disponível no terceiro trimestre de 2025 por meio de revendedores autorizados Garmin. A série TXi inclui uma garantia de dois anos e é apoiada pela equipe de suporte à aviação da Garmin, que oferece suporte técnico e de garantia 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o mundo.
Informações da Garmin