Um canadense foi acusado de sequestrar uma pequena aeronave e sobrevoar um dos aeroportos mais movimentados do Canadá, gerando temores de que ele pudesse colidir com alguma estrutura e resultando em atrasos ou cancelamentos de voos.
O incidente ocorreu na segunda quinzena de julho e envolveu uma escola de aviação no Aeroporto Internacional de Victoria, cerca de 60 quilômetros ao sul de Vancouver, quando Shaheer Cassim, de 39 anos, “ameaçou um instrutor de voo” e assumiu o controle de uma aeronave Cessna 172, de acordo com um comunicado da Real Polícia Montada do Canadá.
Avsec crisis ! A suspect was arrested at Vancouver International Airport (YVR) after allegedly highjacking a light aircraft from the Vancouver Island area on Tuesday (July 15).
— FL360aero (@fl360aero) July 16, 2025
Richmond RCMP received the report that a Cessna 172S Skyhawk SP (C-GTLF) had reportedly been… pic.twitter.com/lV9PbTfmRb
Cassim se apresentou na escola de aviação dizendo que queria fazer um voo instrução. Embora detalhes não tenham sido compartilhados de como tudo aconteceu a bordo, após supostamente assumir a aeronave, ele voou em direção ao Aeroporto Internacional de Vancouver, onde circulou pelas pistas, forçando nove outras aeronaves a desviar e levando os controladores a alertar os aviões sobre sua presença.
Um controlador informou a um piloto da WestJet: “Encore 3584, o Internacional foi fechado devido a atividade terrorista. Qual é o seu alternativo?” Outro controlador comunicou a várias aeronaves: “Há algum tipo de protesto acontecendo acima do aeroporto com uma Cessna. Caso algo comece a se aproximar de você, você tem a autorização de se mover a seu critério.”
De acordo com o porta-voz da polícia, Sgt. Tammy Lobb, Cassim agiu com “um motivo ideológico para desestabilizar o espaço aéreo”. A polícia não revelou qual era o motivo do protesto.
O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) despachou caças, mas a Cessna pousou em segurança antes que eles chegassem, e Cassim foi preso. Ele compareceu ao tribunal para enfrentar uma acusação de sequestro de aeronave. O juiz determinou que ele permanecesse em custódia até o julgamento.
Sob a legislação canadense, o crime de sequestro inclui o uso de força ou ameaças de força para forçar uma aeronave a mudar seu plano de voo e pode resultar em prisão por vários anos e multa.
Fonte: Aeroin