Acordo entre Decea e Anatel visa combater interferências nas comunicações de aviões via rádio

image

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) formalizou, na última quinta-feira (14/08), o acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). A assinatura formal do acordo foi realizada pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e pelo Presidente da ANATEL, Carlos Manoel Baigorri.

Participaram também da cerimônia, nas dependências no DECEA, no Rio de Janeiro (RJ), o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; o Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen; a Superintendente de Fiscalização da ANATEL, Gesilea Fonseca Teles; e demais autoridades.

O objetivo da parceria é aprimorar o tratamento de radiointerferências que afetam a Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), por meio de ações conjuntas entre a ANATEL e o DECEA, para aumentar a segurança e eficiência na navegação aérea.

O acordo visa ainda reduzir o tempo de tratamento das interferências, compartilhar recursos tecnológicos e de infraestrutura, além de promover a troca de conhecimentos e capacitação mútua. A radiomonitoragem é essencial para proteger as frequências do Serviço Móvel Aeronáutico (SMA), além de integrar esforços para agilizar e melhorar a detecção e resolução de interferências.

O Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a importância da assinatura do contrato entre o DECEA e a ANATEL. “É uma grande oportunidade de trabalhar de forma integrada, aumentar a nossa capacidade e compartilhar conhecimento, pessoal técnico e tecnologias, visando à melhoria da eficiência do serviço de controle do espaço aéreo prestado à sociedade brasileira”, pontuou o Oficial-General.

De acordo com o Presidente da ANATEL, Carlos Baigorri, esta parceria otimiza a gestão do espectro radioelétrico, essencial para a segurança da navegação aérea. “É um grande orgulho atuarmos juntos na busca dos nossos propósitos institucionais de proteção ao povo brasileiro”, afirmou.

Veja também  Seminário da Embraer com companhias aéreas da Ásia-Pacífico demonstra o dinamismo do mercado da região

Fonte: Aeroin