Desenvolvedora da aeronave xVTOL TriFan 600 escolhe o sistema de aviônicos Garmin G700 TXi

image

A XTI Aerospace, empresa que desenvolve aeronaves de decolagem e pouso na vertical de alto desempenho (xVTOL), anunciou a seleção do sistema aviônico Garmin G700 TXi para seu principal modelo, o TriFan 600, voltado para viagens regionais rápidas e confortáveis.

A escolha marca um passo significativo para o programa TriFan 600, proporcionando à plataforma de aeronaves da XTI consciência situacional incomparável, maior segurança de voo e tecnologia de cockpit pronta para o futuro, afirma a fabricante da aeronave.

Garmin G700 TXi – Imagem: Divulgação – XTI Aerospace

O sistema Garmin G700 TXi, projetado para a aviação executiva de ponta, apresenta:

– Displays grandes em formato dual (PFDs e MFDs) com interfaces touchscreen e controle intuitivo para os pilotos;

– Synthetic Vision Technology (SVT) para maior consciência de terreno e obstáculos;

– Capacidades avançadas de gerenciamento de voo;

– Mapas e gráficos dinâmicos;

– Dados meteorológicos via satélite;

– Integração com piloto automático inteligente, incluindo proteção de envelope de voo e modo de descida de emergência;

– Interface fluida com radar meteorológico Garmin, links de dados, ADS-B e outros equipamentos e serviços opcionais;

– Arquitetura aberta para integração com os FADECs dos dois motores turboeixo.

“Essa suíte aviônica é uma combinação fantástica para o TriFan 600”, disse Don Purdy, Vice-Presidente Sênior e Presidente Interino da XTI Aircraft. “O G700 TXi da Garmin oferece a confiabilidade, inovação e recursos para pilotos operarem de maneira eficiente e segura a aeronave transformadora xVTOL – decolando e pousando em pistas tradicionais, pistas curtas, heliportos e outras áreas de pouso aprovadas.”

O TriFan 600 é uma aeronave de asa fixa com capacidade de decolagem vertical, projetada para combinar a velocidade, alcance e conforto de um jato executivo com a flexibilidade de um helicóptero. Movida por dois motores turboeixos, a aeronave decola e pousa verticalmente utilizando três ventiladores canalizados e, em seguida, transiciona para o voo horizontal usando os grandes ventiladores frontais.

Veja também  Com mais de 1,5 milhão de passageiros, aeroporto de Brasília tem julho de movimento intenso

Com a inclusão do sistema de cabine de voo Garmin G700 XTi, a aeronave oferecerá aos pilotos navegação, comunicação, vigilância, consciência situacional e monitoramento excepcionais da aeronave em todas as fases do voo.

Segundo a XTI, esse anúncio reforça ainda mais o progresso robusto em direção à certificação pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), com testes de voo de desenvolvimento programados para 2027. O programa TriFan 600 continua a atrair interesse significativo nos setores de aviação executiva, transporte médico de emergência e mobilidade aérea regional, afirma a fabricante.

A escolha da Garmin pela XTI também reafirma um compromisso compartilhado com a segurança de voo, escalabilidade e tecnologia transformadora.

Enquanto dezenas de empresas estão desenvolvendo eVTOLs de curto alcance totalmente elétricos, a XTI espera que sua aeronave xVTOL vá mais longe e mais rápido do que qualquer outra aeronave civil de decolagem e pouso vertical, resultando em maior versatilidade e usabilidade do que seus concorrentes.

Informações da XTI Aerospace