O ICA tem por missão planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas com a cartografia aeronáutica, informações aeronáuticas, elaboração de procedimentos de navegação aérea e concepção de espaço aéreo
Em cumprimento ao calendário de Visitas Técnicas, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) visitou, na última quinta-feira (21/8), o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).
“Esta é uma oportunidade que a gestão tem de prestar contas à governança”, declarou o Diretor do ICA, Coronel Aviador Devilan Dutra Paulon Júnior.
O oficial ressaltou ainda a importância da unidade, cujos “produtos e serviços estão com o piloto em todas as fases do voo”.
Subordinado ao DECEA, o ICA tem por missão planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas com a cartografia aeronáutica, informações aeronáuticas, elaboração de procedimentos de navegação aérea e concepção de espaço aéreo. A comitiva do DECEA visitou as instalações da Organização, como áreas administrativa, técnica e operacional.
“O ICA está muito bem preparado para o futuro e eu espero que os nossos Subdepartamentos de Operações e Técnico saibam explorar bem e conduzir os trabalhos em prol de fazer crescer ainda mais esta unidade”, disse o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.
Após a visita às instalações, foi constatado que o ICA não possui nenhuma ação pendente ou em não conformidade com os padrões requisitados pelos inspetores do DECEA. Além disso, foram apresentados alguns números relacionados à unidade, como por exemplo, o número de cartas de rota e aéreas produzidas por ano. Em 2025, a produção já ultrapassou o ano de 2024.
Fonte: Fab