FAB reporta que quase 100 mil pessoas compareceram ao Portões Abertos da Base Aérea de Brasília

image

A Base Aérea de Brasília (BABR) realizou, no domingo (14/09), o tradicional evento Portões Abertos 2025, que recebeu aproximadamente 100 mil visitantes em um dia repleto de atrações aéreas, culturais e atividades para toda a família.

O evento contou com a passagem do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, com apenas quatro A-29 Super Tucano realizando sobrevoos em dois momentos distintos da programação. As passagens não incluíram manobras.

Apesar de informações precipitadas divulgadas por parte da mídia e amplamente compartilhadas em grupos e redes sociais, dando a entender que haveria uma apresentação completa do EDA, que tradicionalmente inclui diversas manobras e acrobacias com as sete aeronaves, neste ano não foi realizada a demonstração integral, devido a um momento de transição, envolvendo ajustes operacionais e a formação de novos pilotos.

A programação disponível no site oficial do evento também não mencionava que apenas quatro aeronaves fariam os sobrevoos, o que levou grande parte do público a criar expectativas diferentes do que realmente ocorreu.

Além das passagens da Fumaça, durante todo o dia, os visitantes acompanharam voos de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), como o moderno F-39 Gripen, além das aeronaves de instrução T-25 e T-27. Também fizeram parte da programação apresentações de acrobacias aéreas com a Esquadrilha Fox, demonstrando a habilidade e o preparo dos pilotos.

O Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Nicolas Silva Mendes, ressaltou a importância da iniciativa. “O objetivo principal dos nossos portões abertos é realmente abrir nossas portas para que a população de Brasília e região possa vir conhecer a Força Aérea, conhecer os nossos aviões, conhecer os nossos militares, mostrar o que a gente faz e também despertar o sonho nas crianças de vir para as Forças Armadas”, afirmou. 

Veja também  Anac realiza webinário sobre os desafios para a promoção da diversidade no dia 28/11, às 10h

No solo, o público ainda pôde assistir apresentações da Banda de Música da PMDF, da Banda Marista, do grupo Clave de FAB, da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) e da banda “BSBeat”, além de atividades no Hangar do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), Esquadrão Guará.

A programação contou com a demonstração do Pelotão de Cães de Guerra do Grupo de Segurança e Defesa de Brasília (GSD-BR), rapel realizado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e uma apresentação de capoeira com o Grupo Ginga Brasileira.

A participação da comunidade reforçou o caráter educativo e cultural do evento. O motorista Wanderson Santiago destacou o clima acolhedor do evento e a emoção de vivenciar o momento ao lado do filho. “A turma é bem acolhedora, todos muito prestativos. Estou com meu filho Nathan, de quatro anos de idade. A expectativa é ver a felicidade e a alegria dele ao conhecer os equipamentos da Força Aérea“, contou. 

Congestionamento

O evento aéreo provocou congestionamentos nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília, impactando passageiros que relatam ter perdido voos devido aos atrasos no trânsito, informou o g1.

Segundo a Inframerica, empresa responsável pela administração do aeroporto, um acidente envolvendo veículos contribuiu para a lentidão na região. Já a FAB ressaltou que o evento contou com planejamento minucioso em parceria com órgãos de trânsito. “No entanto, o interesse do público vem superando as expectativas e, dessa forma, desencadeando lentidão“, disse a Força Aérea.

Com informações da Força Aérea Brasileira