A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa hoje, dia 24 de setembro, que o Aeroporto Brigadeiro Araripe Macedo, de Luziânia, em Goiás, vai passar por recapeamento total da pista de pousos e decolagens.
A Infraero assinou, nesta quarta-feira, a Ordem de Serviço para a intervenção, que contempla investimentos da ordem de R$ 4,021 milhões. A obra será realizada no período noturno, sem impactos às operações da aviação geral, que ocorrem das 6h às 18h. O prazo para execução é de 60 dias.
A pista do aeroporto possui 1.200 metros de comprimento por 20 metros de largura. A melhoria vai trazer mais segurança nos pousos e decolagens. “A segurança é um valor para a Infraero. A Companhia segue provendo aeroportos regionais com infraestrutura adequada para o transporte aéreo, tão essencial para a conexão de pessoas e cargas”, afirmou o presidente em exercício da Infraero, Guilherme Ribeiro.
A Infraero recebeu a outorga do Aeroporto de Luziânia por meio da portaria do Ministério de Portos e Aeroportos nº 343, de 26 de julho de 2024, e iniciou a operação em 27 de novembro de 2024. Nesse período de 10 meses, realizou importantes ações e algumas seguem em andamento, como:
Operações e Segurança
– Implementação do zoneamento de segurança na área patrimonial e operacional, com delimitação do perímetro;
– Manutenção de vias de serviço operacionais que permitam a realização de patrulhamento sistemático por todo o perímetro operacional;
– Realização de inspeções diárias na pista de pouso e decolagem, garantindo a segurança operacional das operações;
– Elaboração e aprovação do Plano de Emergência do Aeroporto de Luziânia.
Engenharia e Manutenção
– Execução de roçagem de toda extensão do sítio aeroportuário;
– Execução de aceiro da cerca (limpeza da cerca de ambos os lados) e fechamento de orifícios, evitando a entrada de animais na pista de pouso e decolagens;
– Execução de levantamento topográfico e mapeamento, com drone, do sítio aeroportuário
Entre os benefícios do planejamento elaborado pela Infraero para o Aeroporto de Luziânia, a empresa cita a melhoria na infraestrutura do aeroporto, em conformidade com as legislações vigentes; a ampliação da conectividade de Luziânia com outras regiões; e a geração de empregos (diretos e indiretos), por meio dos contratos de prestação de serviços de limpeza, vigilância, manutenção, dentre outros.
O Aeroporto de Luziânia tem uma vocação estratégica, devido a sua localização privilegiada no entorno do Distrito Federal, a apenas 60 km de Brasília, e posicionado próximo a dois importantes eixos rodoviários: a BR-040 e a GO-330.
Informações da Infraero