Um piloto canadense fez um incomum voo na semana passada para homenagear os heróis de guerra que lutaram pelo país contra regimes autoritários na Europa.
O chamado Remembrance Day é quando países da Commonwealth celebram a memória dos soldados que morreram na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. A data é celebrada hoje, 11 de novembro, dia em que o Armistício da Primeira Guerra Mundial foi assinado, em 1918.
Nos EUA, a data é chamada de Veterans Day e também engloba os soldados perdidos em guerras antes e depois dos dois conflitos mundiais. Em todos os países colonizados pelos britânicos, são comuns homenagens àqueles que fizeram o sacrifício final em nome da liberdade e, por a aviação ter um grande papel nas guerras, a homenagem também vem de cima.
Um piloto de monomotor Cirrus SR22 fez um voo de duas horas e meia para desenhar um soldado segurando seu fuzil e próximo a uma cruz, em uma imagem que remete à memória dos soldados perdidos em combate. Para isso, o aviador inseriu vários pontos customizados em seu GPS e ligou o transmissor ADS-B do transponder, para que o desenho ficasse visível para todos em plataformas de rastreamento de voo, como o FlightRadar24.
Nice painting by a Cirrus SR22 aircraft over Canada last week. pic.twitter.com/BLp6AfeaQF
— Flightradar24 (@flightradar24) November 11, 2025
Fonte: Aeroin
