Sobrinho-neto de Santos Dumont revisita história e legado familiar na aviação em novo livro

image

Para o engenheiro e empresário Paulo D. Villares, é praticamente impossível falar de sua vida sem abordar a aviação. E isso não é à toa: seu avô, Carlos Vilares, era casado com Gabriela Dumont, irmã de Alberto Santos Dumont — fazendo dele sobrinho-neto do renomado “pai da aviação”.

Tendo crescido cercado por histórias e motores de avião, agora, com quase 90 anos, Paulo Villares lança sua autobiografia ‘Perseguindo Utopias – Pense grande! Pense num Brasil competitivo‘, em que revisita a história e o legado de sua família, além dos valores que atravessaram gerações a partir de seu “tio Alberto”.

Com apenas 11 anos, Paulo já acompanhava o pai, Luiz Dumont Villares, em voos pelo litoral paulista. Aos 17, tirou seu brevê — documento de certificação de piloto — antes mesmo da carteira de motorista, e desde então nunca mais deixou de voar. Se tornou piloto de planador, posteriormente de avião, e já acumulou décadas de experiência pelos ares.

Essa trajetória também foi marcada por momentos decisivos e certamente assustadores. Em 1962, ele sofreu um acidente grave durante um voo de planador, que fraturou sua coluna; mas, ainda assim, voltou a voar logo que se recuperou, e continua mantendo vivo o legado de Santos Dumont de sonhar alto.

Fonte: Portal 14b

Veja também  Após 26.618 inscritos, Escola Preparatória de Cadetes do Ar recepciona os 117 novos alunos de 2025