Brasil e Japão assinam carta de intenções sobre mobilidade aérea avançada

image

Parceria entre os países vai desenvolver a regulação e a indústria voltada para eVTOLs, vertiportos e demais segmentos relacionados


AAgência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Aviação Civil do Japão (JCAB) assinaram uma Carta de Intenções (LOI, na sigla em inglês) sobre Mobilidade Aérea Avançada com o objetivo de fortalecer a colaboração em atividades regulatórias, em padrões técnicos e no engajamento da indústria. O documento foi assinado nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, durante o Singapore Airshow 2026.  

Os dois países estão dispostos a manter canais de comunicação para trocar informações, experiências, conhecimentos, políticas, procedimentos e práticas relacionados à segurança de mobilidade aérea avançada (AAM, na sigla em inglês), incluindo certificação de tipo, operação, licenciamento de pilotos, vertiportos, segurança (Avsec), manutenção, entre outros.  

Além dessas ações, a parceria entre as agências brasileira e japonesa prevê a coordenação de discussões técnicas relacionadas à certificação de novos produtos AAM; colaboração envolvendo apoio a grupos técnicos internacionais envolvidos no desenvolvimento de normas e coordenação de esforços para interação com a indústria de mobilidade, com foco em estabelecer entendimentos sobre este novo ramo do modal aéreo.  

A Carta de Intenções entre a Anac e a JCAB reafirma o compromisso dos países em fomentar um ambiente regulatório harmonizado e voltado para o futuro, que apoie a entrada em operação segura e oportuna de aeronaves de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), em particular as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).   

Ao aprimorar a cooperação regulatória, o diálogo técnico e o engajamento com as partes interessadas do setor, Brasil e Japão pretendem reduzir barreiras, aumentar a eficiência e contribuir para a implantação global de soluções de AAM, garantindo que a inovação progrida com os mais altos níveis de segurança da aviação.  

O entendimento entre Brasil e Japão consolida ainda mais a crescente parceria entre os dois países, ampliando e dando continuidade à cooperação inicialmente estabelecida no Memorando de Entendimento original para promover a segurança da aviação civil, em vigor desde 2008. Essa iniciativa se soma às que a Anac já iniciou com os Estados Unidos, a União Europeia, o Reino Unido e Singapura para tratar do segmento de mobilidade aérea avançada. 
 

Veja também  Com 118 milhões de passageiros transportados em 2024, setor aéreo tem segundo melhor desempenho da história

Assessoria de Comunicação Social da Anac