HondaJet é o primeiro jatinho leve de dois motores certificado para pouso automático caso o piloto passe mal

image

A Honda Aircraft Company anunciou que o HondaJet Elite II se tornou o primeiro jato executivo leve de produção com dois motores a turbina certificado para operar com o sistema Emergency Autoland (EAL). A certificação da tecnologia foi concedida pela Federal Aviation Administration (FAA), marco considerado relevante para a aviação executiva nesse segmento.

Segundo a fabricante, a disponibilidade do Emergency Autoland era aguardada por proprietários e operadores do HondaJet Elite II nos Estados Unidos. A empresa informou ainda que está em processo de obtenção de certificações junto a autoridades regulatórias de outros mercados, com o objetivo de oferecer o mesmo recurso a clientes internacionais.

Adicionar o Emergency Autoland ao HondaJet Elite II demonstra nosso compromisso em entregar novo valor aos nossos clientes”, afirmou o presidente e CEO da Honda Aircraft Company, Hideto Yamasaki. “Tenho orgulho de que nossa equipe esteja cumprindo essa promessa ao oferecer o Emergency Autoland e proporcionar aos clientes do HondaJet Elite II maior tranquilidade em cada voo.”

O sistema Emergency Autoland foi desenvolvido para permitir que a aeronave realize um pouso de forma autônoma em situações de emergência nas quais o piloto esteja incapacitado. A ativação pode ocorrer manualmente, por meio do acionamento de um botão, ou automaticamente, a partir de sistemas de monitoramento capazes de identificar a falta de resposta do piloto. Uma vez ativado, o EAL transmite automaticamente um código de emergência e realiza comunicações por rádio para alertar o controle de tráfego aéreo.

As aeronaves equipadas com o sistema são capazes de avaliar de forma autônoma condições meteorológicas, relevo, quantidade de combustível e dimensões de pista, selecionando o aeroporto alternativo mais adequado. O sistema também gerencia a configuração da aeronave, navega pela aproximação, executa o pouso e aplica os freios até a parada completa na pista.

Veja também  Ministério de Portos e Aeroportos defende cabotagem para reduzir preço das passagens aéreas

Em outubro de 2024, o HondaJet Elite II já havia se tornado o primeiro jato executivo leve bimotor a contar com autothrottle (controle de potência automático), tecnologia considerada fundamental para a implementação do Emergency Autoland. Os voos de ensaio para certificação do EAL foram concluídos em outubro de 2025, abrindo caminho para a certificação agora anunciada.

Fonte: Aeroin