Gravação e fotos mostram como ficou o avião Jumbo Jet que caiu no mar no acidente de ontem em Hong Kong

image

Imagem: Reprodução – Redes sociais

Como amplamente repercutido, um grande avião Boeing 747-400 cargueiro da empresa aérea turca AirACT terminou fora da pista, parcialmente submerso no mar, após pousar no Aeroporto de Hong Kong, na China. O acidente ocorreu durante a madrugada dessa segunda-feira, dia 20 de outubro, no horário local, ainda tarde de domingo, dia 19 de outubro, no horário de Brasília.

E agora, diversas fotos e vídeos vão sendo compartilhadas nas redes sociais, mostrando como ficou o Jumbo Jet após o acidente. Os vídeos a seguir, bem como as fotos que ilustram essa matéria, têm cenas das horas seguintes à ocorrência, ainda durante a madrugada, e depois já com a luz do dia:

Steven Yiu, diretor executivo de operações aeroportuárias da Autoridade Aeroportuária de Hong Kong, confirmou que o Boeing 747 saiu da pista durante o pouso e atingiu um veículo de serviços de patrulha, que estava trafegando por uma via do outro lado da cerca, segundo a Reuters.

O veículo foi arremessado na água e o Jumbo parou com o nariz sobre a barreira de contenção do mar no perímetro do aeroporto. Os quatro tripulantes a bordo escaparam ilesos, mas os dois funcionários que estavam no veículo foram encontrados sem respiração. Um deles teve o óbito confirmado no local e o outro ainda chegou a ser levado a um hospital, mas não sobreviveu.

Veja também  Escola LATAM, que acaba de ser lançada, conta com seção dianteira e asa de Airbus A320; conheça mais detalhes

Ainda segundo a Reuters, Man Ka-chai, investigador-chefe de acidentes e segurança da Autoridade de Investigação de Acidentes Aéreos de Hong Kong, disse que os pilotos do avião não reportaram nenhum problema técnico ao controle de tráfego aéreo até a chegada à pista.

Como visto, o acidente ocorreu por volta das 3h53 da madrugada, quando o voo EK9788 da Emirates SkyCargo, operado pela AirACT com o Boeing 747 da matrícula TC-ACF, pousou na pista 07L, após quase 7 horas desde a decolagem do Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram a posição aproximada em que o Jumbo saiu da pista:

Imagem: FlightRadar24

A AirACT (ACT Airlines) é uma companhia aérea turca que fornece capacidade de carga extra para grandes companhias aéreas. A empresa afirmou em um comunicado que ainda não está claro o motivo do desvio do avião da pista e que uma investigação está sendo conduzida pelas autoridades competentes.

Fonte: Aeroin