Força Aérea Brasileira se destaca em evento internacional em Brasília sobre prevenção de colisões com fauna

image

A Força Aérea Brasileira (FAB) teve destaque no 23º Comité CAR/SAM para la Prevención de Peligros Aviarios y de Fauna (CARSAMPAF) e no 5º AEROFAUNA, os maiores eventos da América Latina voltados à prevenção de colisões entre aeronaves e animais. Os encontros reuniram representantes de 21 países e foram realizados entre os dias 7 e 10 de outubro, em Brasília.

Durante os eventos, dois oficiais da FAB apresentaram estudos de caso que evidenciam o avanço da instituição na gestão do risco de fauna e na promoção da segurança operacional.

O Chefe da Assessoria de Segurança de Voo da Diretoria de Ensino (DIRENS), Major Aviador Fernando Lopes da Silva, apresentou o trabalho intitulado “Reporte na aviação militar: evidências para o fortalecimento da cultura de segurança”, desenvolvido em parceria com a Academia da Força Aérea (AFA). O estudo destacou a importância do reporte de fauna como ferramenta essencial para o aprimoramento das práticas de prevenção e para o fortalecimento da cultura de segurança de voo.

Já o Chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Base Aérea de Porto Velho, Capitão Aviador Daniel Bunchaft, apresentou o estudo de caso “O uso do georreferenciamento no gerenciamento do risco de fauna”, demonstrando como o emprego de tecnologias de mapeamento tem contribuído para identificar áreas críticas e otimizar medidas mitigadoras.

Segundo o Major Aviador Silva, o tema tem ganhado relevância no Brasil e no mundo. “É muito importante perceber que a Força Aérea Brasileira está caminhando junto com a evolução do setor. A nossa participação reforça o compromisso da FAB com a inovação, a pesquisa aplicada e a segurança das operações aéreas, em consonância com as melhores práticas internacionais”, finalizou.

Fonte: AEROIN

Veja também  Brasil tem 3 cidades entre as 10 com maior frota de helicópteros do planeta