O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) abriu, na última segunda-feira (2), as inscrições para o curso online e gratuito de Introdução à Aviação, voltado à capacitação sobre a indústria aeronáutica brasileira. O curso integra o Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos (Treinar).
A formação será 100% online, com carga horária total de 20 horas, distribuídas em quatro módulos. O conteúdo aborda temas como a história da aviação, aeronaves, aeroportos e perspectivas futuras do setor, incluindo o desenvolvimento aeroespacial.
Podem se inscrever profissionais ligados à operação e à gestão de aeródromos públicos, servidores e empregados públicos, colaboradores terceirizados do MPor, integrantes de órgãos federais, profissionais ligados às Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (ESATAs), entidades parceiras do Programa Asas para Todos e demais interessados no setor da aviação civil.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, na página de formação e capacitação da Secretaria Nacional de Aviação Civil, no período de 2 de fevereiro a 30 de setembro de 2026, ou até o preenchimento total das vagas. A classificação será feita por ordem de inscrição, conforme o público-alvo previsto no edital.
Ao final de cada módulo, os participantes realizam avaliações no formato de “quiz”. Para obter o certificado, é necessário alcançar pelo menos 70% de aproveitamento em cada etapa.
O curso é coordenado pela SAC/MPor e ministrado pela Embry-Riddle Brasil Educação Aeronáutica, subsidiária da Embry-Riddle Aeronautical University, referência mundial no ensino em aviação.
Além disso, o MPor abriu as inscrições para o programa de bolsas de estudo voltado à formação de mecânicos de manutenção aeronáutica. Ao todo, são 74 vagas gratuitas, em Brasília (DF), destinadas a pessoas que desejam iniciar ou consolidar uma carreira na aviação civil.
O programa é realizado em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e integra o Programa Asas para Todos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa é uma oportunidade de responder à crescente demanda do transporte aéreo brasileiro, impulsionada pelo aumento do número de passageiros (30 milhões de viajantes a mais em 2025) e da oferta de voos com a geração de emprego e qualificação de novos profissionais.
Fonte: Aeroin
