Anac não solicita dados de regulados por ligação ou aplicativos de mensagens

Profissionais da aviação civil devem ficar atentos a tentativas de golpe e procurar a Agência se houver dúvidas


Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esclarece que não solicita informações ou documentos de profissionais da aviação civil por telefone, seja via ligação ou aplicativos de mensagens. A comunicação oficial adotada pela Agência nesses casos ocorre por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 

Os regulados que porventura receberem mensagem com esse tipo de pedido não devem responder, mesmo que a pessoa se identifique como servidora da Anac, pois pode se tratar de tentativa de golpe. Se houver dúvidas sobre a autenticidade do conteúdo, a orientação é procurar um dos canais oficiais de contato da Anac, o que inclui o WhatsApp da Agência. 

É importante conhecer esse canal para poder diferenciar de perfis de WhatsApp falsos. O número oficial da Anac é o (61) 9 9155-4663, que funciona para recebimento de demandas dos cidadãos e divulgações sobre assuntos da Agência, como a pesquisa de satisfação dos usuários. 

Canais oficiais de atendimento da Anac 

  • WhatsApp: salve o número (61) 9 9155-4663 na sua lista de contatos do celular e inicie uma conversa. O serviço com informações automatizadas funciona 24 horas. Durante o contato, é possível falar com a equipe de atendentes, disponível todos os dias, das 8h às 20h. 
  • Telefone 163: ligação gratuita, disponível em português, inglês e espanhol. O funcionamento é das 8h às 20h, todos os dias.  
  • Chat eletrônico: funcionamento automatizado 24 horas e atendimento humano todos os dias, das 8h às 20h. 
  • Internet: registro de demandas por meio da plataforma Fala.Br

Canais oficiais de divulgação de informações para regulados 

A Anac divulga informações de interesse dos regulados por diferentes canais de comunicação, que são meios para transmissão de informações. Conheça os principais: 

  • Canais temáticos no WhatsApp 

Anac – Organizações de Formação em Aviação Civil  
https://whatsapp.com/channel/0029VaWRtB0D8SDyMtRV1W0t   

Anac – Operações Aeroagrícolas   
https://whatsapp.com/channel/0029VaWiTz61CYoKAinQQ32B  

Anac – Pilotos  
https://whatsapp.com/channel/0029VaWPHdG05MUVxBJavE2i  

Anac – Manutenção Aeronáutica   
https://whatsapp.com/channel/0029VaREHlu0AgWFuJcJeS0W   

Anac – Safety  
https://whatsapp.com/channel/0029VaW7gMQJuyAJyASG0J45   

Fonte: Anac

Por causa de 90 segundos, voo é desviado 250 km quando estava prestes a pousar no destino

Na noite do último domingo, 5 de janeiro, um voo da Ryanair entre Gran Canaria, na Espanha, e Berlim, na Alemanha, teve um final inesperado devido ao rigoroso regulamento de voo noturno em Berlim.

O voo FR2501, que deveria aterrissar no Aeroporto de Berlim Brandenburg (BER) às 22h50, acabou sendo desviado para Hannover, a 250 quilômetros de distância, após uma espera adicional e uma tentativa frustrada de pouso.

O voo, que deveria partir às 19h40, sofreu um atraso de 1 hora e 20 minutos, tornando a situação ainda mais delicada para os passageiros. O motivo do desvio foi o estrito regulamento de voo noturno em Berlim, que proíbe a chegada de voos comerciais após a meia-noite. Por causa disso, a aeronave não conseguiu aterrissar a tempo.

A situação se tornou crítica quando, por volta das 23h59, o Boeing 737 MAX 200, de matrícula 9H-VUR, estava a apenas 410 metros de altura, prestes a aterrissar no aeroporto de Berlim. Contudo, devido ao horário, a tripulação foi obrigada a abortar a aterrissagem a apenas 3,7 km do aeroporto. O voo, então, foi redirecionado para Hannover e pousou com sucesso às 00h36.

Imagem: AirNav Radar

Em declaração à aeroTELEGRAPH, a Ryanair explicou que o voo teria chegado 90 segundos após a meia-noite, ou seja, fora do horário permitido para pousos no BER. Como alternativa, os passageiros foram transportados de ônibus para Berlim, com uma viagem de aproximadamente três horas.

Este caso não é isolado. Em julho de 2024, um voo da Eurowings também enfrentou dificuldades semelhantes ao ser desviado para Hannover, quando estava a apenas 90 metros de altura, exatamente às 00h00, forçando a tripulação a desviar para outra cidade. Na ocasião, uma passageira relatou que o piloto informou que estavam apenas dez segundos atrasados para o horário limite.

Esses episódios destacam a rigidez das regras de voo noturno em Berlim. A implementação dessas normas visa a garantir o descanso dos moradores da região, mas, por outro lado, tem causado transtornos a passageiros e companhias aéreas que enfrentam imprevistos com atrasos nos voos.

Fonte: Aeroin