Com diversas cidades no interior paulista, Esquadrilha da Fumaça inicia divulgação da agenda de abril

Após concluir a agenda de março, com demonstrações em oito municípios de três estados brasileiros, a Esquadrilha da Fumaça iniciou a divulgação de suas próximas apresentações agendadas para o mês de abril.

Desta vez, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizará uma série de apresentações no interior de São Paulo, começando no dia 4 em Marília, na região Centro-Oeste Paulista.

Após alguns anos sem apresentações, sendo a última realizada em abril de 2019, os A-29 Super Tucano retornam à cidade para uma exibição especial em comemoração ao aniversário de 96 anos do município. O evento ocorrerá na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, pontualmente às 16h35.

No dia seguinte, 5 de abril, as aeronaves farão uma demonstração no município de Torrinha, também no interior paulista. A última vez que a Esquadrilha se apresentou na cidade foi em 1994, quando ainda utilizava os antigos aviões T-27 Tucano.

Após 31 anos, os moradores terão a oportunidade de assistir a uma exibição com aeronaves mais modernas e equipadas com tecnologia avançada, que permite a realização de acrobacias diferenciadas. A apresentação ocorrerá às 16h00 na Av. Jacob Della Coletta, na Praça do Coleta (Praça Claudines Gorgonha Soares).

Dando continuidade à programação, no domingo, 6 de abril, o Esquadrão realizará suas manobras nos céus de Amparo. A demonstração ocorrerá às 16h00 na Arena Vinicius Domingos (Bolão), localizada na Rua França, 74 – Jardim Camandocaia, em comemoração aos 196 anos do município. A cidade não recebe a Esquadrilha desde 1991.

Além das cidades mencionadas acima, Pirassununga (SP), onde está localizada a Academia da Força Aérea (AFA), casa da Esquadrilha da Fumaça, também entrou na agenda de abril e receberá uma apresentação, em 19 de abril.

A demonstração ocorrerá no Aeroclube de Pirassununga, durante a primeira edição do Fly-In. O evento abrirá os portões às 10h00, com exposições, voos panorâmicos e praça de alimentação. A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. A apresentação da Esquadrilha está programada para as 16h00.

Novas cidades podem ser confirmadas na agenda oficial da Esquadrilha da Fumaça, e o leitor do AEROIN será informado sobre todas quaisquer atualizações.

Agenda

04/04 – Marília–SP
Horário: 16h35
Localização: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n

05/04 – Torrinha–SP
Horário: 16h00
Localização: Av. Jacob Della Coletta – Praça do Coleta 

06/04 – Amparo–SP
Horário: 16h00
Localização: Arena Vinicius Domingos (Bolão), R. França, 74 – Jardim Camandocaia

19/04 – Pirassununga–SP
Horário: 16h00
Localização: Aeroclube de Pirassununga, R. Siqueira Campos, 4609

Fonte: Fab

Anac e Receita Federal firmam parceria para aprimorar processos de exportação de carga aérea

Medida pretende aperfeiçoar a segurança das operações, facilitar o transporte aéreo e aumentar a eficiência no fluxo de mercadorias para o exterior


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Receita Federal do Brasil assinaram uma portaria conjunta que estabelece o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado Integrado Anac (OEA-Integrado Anac). A medida institui as regras de certificação para as empresas exportadoras de cargas que utilizem o modal aéreo, aprimorando a segurança em todas as etapas de tratamento da carga a ser exportada, além de facilitar o transporte aéreo e aumentar a eficiência no fluxo de mercadorias em operações de comércio exterior.

A certificação deverá ser solicitada à Receita Federal, por meio de formulário do Sistema OEA, disponível no Portal Único do Comércio Exterior. As empresas que cumprirem as regras terão acesso a benefícios como agendamento prioritário para descarregar cargas nos terminais; e fluxo segregado e prioritário como carga conhecida por parte dos aeroportos e empresas aéreas, sem a necessidade de inspeção primária dos volumes de carga.

As validações no processo de certificação ou as inspeções locais, caso necessárias, podem ser realizadas pela Anac, que utilizará critérios do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 109 e da Instrução Suplementar 109.001, além de ferramentas de gestão de risco. Essa etapa de verificação também poderá contar com a participação da Receita Federal.

Histórico
O RBAC 109, publicado em fevereiro deste ano, é resultado de um longo trabalho da área técnica da Agência para trazer o conceito de cadeia segura de carga para a aviação civil. O trabalho teve um programa piloto, desenvolvido em 2021, com a colaboração de nove empresas exportadoras (Embraer, Latam, Azul Linhas Aéreas, GE Aviation, Siemens Healthcare, Stihl, Flex, Volkswagen e General Motors).


Assessoria de Comunicação Social da Anac