FAB celebra o Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares com documentário

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou o primeiro episódio do documentário “LINCE: Controlar para Defender”, em comemoração ao Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares, celebrado nesta quarta-feira (09/04).

A produção, dividida em dois episódios, será exibida no canal do DECEA no YouTube e abordará a trajetória desses profissionais, desde o ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) até a especialização para atuação na Defesa Aérea.

A data passou a integrar o calendário comemorativo da Força Aérea Brasileira (FAB) em novembro de 2023 e remete à primeira interceptação real realizada pelo Primeiro Centro de Operações Militares (COpM 1), em 1982, em Brasília (DF), no espaço aéreo brasileiro, envolvendo uma aeronave estrangeira.

Este dia reforça a importância histórica e estratégica que esses profissionais possuem para a segurança e a integridade de nossa nação”, declarou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

A capacitação dos controladores dura, em média, quatro anos e é realizada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Após a conclusão da especialização exclusiva na Defesa Aérea, os controladores passam a ser identificados pela palavra genérica “LINCE”, seguida de um número que os acompanha de forma vitalícia.

Esses militares são responsáveis por transmitir informações aos pilotos para a execução de medidas de policiamento do espaço aéreo, proteção das fronteiras e socorro em voo a aeronaves civis e militares.

Eles podem atuar nos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), localizados em Brasília, Curitiba, Recife e Manaus; nos Grupos de Comunicação e Controle (GCC); e embarcados na aeronave E-99, do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião.

Fonte: Aeroin

Assista hoje ao conteúdo gratuito, com um engenheiro da Embraer, sobre projeto de trem de pouso de aeronaves

Como informado previamente pelo AEROIN, o Portal Engenharia Aeronáutica está lançando um episódio especial dedicado ao “herói não celebrado” do design de aeronaves: o trem de pouso, um componente vital cuja importância pode às vezes passar despercebida pelo público geral.

Agendado para ir ao ar hoje, quinta-feira, dia 10 de abril, às 20h00, o episódio apresentará uma Masterclass com Renato Bergantin, um engenheiro renomado da Embraer, conhecido por sua expertise no desenvolvimento dos trens de pouso para modelos icônicos como o KC-390, E190-E2 e E175-E2.

Sua experiência prática e aprofundada promete trazer uma visão esclarecedora sobre a complexidade e os desafios técnicos envolvidos no desenvolvimento desses componentes críticos. O episódio abordará vários aspectos fundamentais, como:

– A função real do grupo de projetos no ciclo de desenvolvimento;

– Os desafios técnicos por trás do dimensionamento do trem de pouso;

– Como requisitos viram estrutura real — do papel à pista; e

– O papel do projetista em cada etapa crítica.

O Portal convida todos os interessados em engenharia e aviação e acompanharem esta oportunidade gratuita de aprender diretamente de um especialista cuja vasta experiência na Embraer proporciona uma riqueza de conhecimento e perspectiva única sobre um dos componentes mais vitais de qualquer aeronave.

O conteúdo poderá ser assistido diretamente no canal do portal no YouTube ou na tela disponibilizada a seguir:

Fonte: Aeroin