Anac lança pesquisa sobre o perfil do profissional da aviação para futura oferta de bolsas de estudo

Dados ajudarão a Agência a fomentar o crescimento do setor, aproveitando o potencial da população brasileira


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lança nesta segunda-feira, 5 de maio, uma pesquisa voltada a todos os profissionais da aviação civil . O objetivo é conhecer melhor o perfil atual do profissional do setor aéreo brasileiro. O questionário ficará aberto até 10 de junho e levantará informações como cargos, faixa etária, tempo de serviço, entre outras. 

O resultado da pesquisa embasará um estudo de viabilidade que tem o objetivo de ofertar futuras bolsas de estudos por meio de financiamentos do governo federal. A partir dos dados coletados, a Agência produzirá um relatório do cenário atual da participação da sociedade na aviação. O documento ajudará a viabilizar ações de formação gratuita para a população, e, assim, contribuir efetivamente com o desenvolvimento sustentável da aviação civil. 

O projeto faz parte do subprograma Inclusão e Diversidade do programa Asas para Todos e compõe o Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Anac e os Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), da Igualdade Racial (MIR), das Mulheres (MMulheres), de Portos e Aeroportos (MPOR) e do Turismo (MTur).  

Se você é um(a) profissional da aviação, ajude a Anac a promover inclusão e diversidade no setor aéreo! Responder a pesquisa é rápido e fácil: não leva mais do que 3 minutos. Todas as informações coletadas serão tratadas em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Acesse a pesquisa sobre o perfil dos profissionais da aviação. 

Assessoria de Comunicação Social da Anac 

Senado vai homenagear o Dia da Aviação de Caça

O Senado vai realizar uma sessão especial nesta terça-feira (06), a partir das 10h, para lembrar o Dia da Aviação de Caça (celebrado em 22 de abril) e homenagear os militares que compõem esse braço da Força Aérea Brasileira (FAB). A sessão foi uma iniciativa do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) (RQS 52/2025).

O evento vai relembrar também a história do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB. Criado em 1943, o 1º Grupo participou de missões na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

“O dia 22 de abril foi escolhido para celebrar essa aviação de elite, pois, em 1945, o Primeiro Grupo realizou o maior número de surtidas em um único dia, consolidando sua importância para a história militar do Brasil”, justificou o parlamentar.

Pontes acrescentou, no requerimento, que a Aviação de Caça desempenha um papel essencial na defesa aérea do Brasil, garantindo a soberania do espaço aéreo nacional e a segurança da população. Ele também quer usar a sessão especial para registrar a evolução das aeronaves de combate brasileiras e a contribuição de equipes de manutenção.

Fonte: PANORAMA MINAS