Lançado do grande avião Roc, Talon-A2 comprova capacidade de reutilização de veículos hipersônicos da Stratolaunch

A estadunidense Stratolaunch divulgou ontem, 5 de maio, a conclusão bem-sucedida de seu segundo voo hipersônico com recuperação feito com o veículo totalmente autônomo Talon-A2 (TA-2), completado em março de 2025.

A empresa também compartilha que essa conquista significativa ocorreu após o primeiro voo hipersônico bem-sucedido do Talon-A2, realizado em dezembro de 2024, confirmando a capacidade de reutilização do veículo.

O veículo ultrapassou Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som) durante sua trajetória pela segunda vez, superando o recorde de velocidade anterior obtido no voo de dezembro.

Imagem: Divulgação – Stratcolaunch

Com os dados coletados neste segundo voo, a Stratolaunch pode aplicar as lições aprendidas para aprimorar a resistência e o desempenho dos veículos Talon-A. Embora a equipe ainda precise concluir a revisão dos dados do segundo voo, a análise do primeiro voo confirmou a robustez do design do Talon-A e demonstrou a capacidade de atender a toda a gama de requisitos de desempenho desejados pelos clientes.

“Agora, demonstramos velocidade hipersônica, acrescentamos a complexidade de um pouso completo em pista com recuperação imediata da carga útil e comprovamos a reutilização do veículo. Ambos os voos foram grandes conquistas para nosso país, nossa empresa e nossos parceiros”, disse Zachary Krevor, Presidente e CEO da Stratolaunch.

Apoiando as iniciativas de defesa dos Estados Unidos, a Stratolaunch está focada em expandir seus testes de voo hipersônico e garantir a sustentabilidade de longo prazo de plataformas de teste hipersônicas reutilizáveis. Esses voos realizados demonstram o retorno dos Estados Unidos aos testes de voo hipersônico reutilizáveis desde o encerramento do programa X-15 em 1968.

“Estou impressionado com o que esta equipe conquistou. Realizamos quatro voos incríveis com o Talon-A, completamos vinte e quatro voos do Roc até o momento, voamos dois novos aviões supersônicos e hipersônicos em um único ano, e estamos firmemente no caminho para tornar os serviços de teste de voo hipersônico uma realidade”, disse Krevor.

A Stratolaunch realizou os voos para o programa Banco de Teste Hipersônico de Capacidade Avançada Multisserviço (MACH-TB – Multi-Service Advanced Capability Hypersonic Test Bed) do Centro de Gerenciamento de Recursos de Teste (TRMC – Test Resource Management Center) sob uma parceria com a Leidos.

O programa MACH-TB tem o objetivo de aumentar a velocidade dos testes de todos os sistemas hipersônicos disponíveis comercialmente. Este foi o segundo voo da Stratolaunch realizado em nome do programa.

Scott Wilson, Gerente de Programa do MACH-TB, disse:

“Esses voos foram um enorme sucesso para nosso programa e para o país. Os dados coletados dos experimentos realizados no voo inicial do Talon-A já foram analisados e os resultados são extremamente positivos. A oportunidade de teste de tecnologias em alta frequência é muito valiosa à medida que aceleramos o ritmo dos testes hipersônicos. O programa MACH-TB está satisfeito com os múltiplos sucessos em voo e ansioso por novos testes de voo com a Stratolaunch.”

George Rumford, Diretor do Test Resource Management Center do Departamento de Defesa, disse:

“Demonstrar a reutilização de veículos de teste hipersônicos totalmente recuperáveis é um marco importante para o MACH-TB. As lições aprendidas com essa campanha de testes nos ajudarão a reduzir o tempo de retorno dos veículos de meses para semanas.”

Informações da Stratolaunch

Concurso Aeronáutica: formada comissão para 110 vagas no ITA

O concurso da Aeronáutica para lotação no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) contará com oportunidades para cargos de ensinos técnico e superior


Foi publicado, no diário oficial da União desta segunda-feira, 5 de maio, o documento que forma a comissão organizadora do novo concurso Aeronáutica para o preenchimento de 110 vagas no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). O certame já está oficialmente autorizado desde 21 de março. Desta forma, a publicação do edital está prevista para ocorrer até 21 de setembro, considerando o prazo de seis meses indicado no aval. No concurso Aeronáutica, a oferta será de 25 vagas para ensino médio com formação técnica e 85 para nível superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas.

No caso de ensino médio com formação técnica, as 25 vagas serão para o cargo de técico.

Para nível superior, a distribuição será feita da seguinte forma:

pesquisador – 15 vagas; tecnologista – 20 vagas;  professor do magistério superior – 50 vagas.

De acordo com a autorização, a aplicação das provas ocorrerá dois meses após a publicação do edital.

Concurso Aeronáutica: veja publicação oficial

PORTARIA DCTA Nº 380/SDPC, DE 25 DE ABRIL DE 2025

O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA ETECNOLOGIA AEROESPACIAL, no uso das atribuições estabelecidas no art. 11 do ROCA 20-4 “Regulamento do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial”, aprovado pela Portaria GABAER/GC3 nº 1.490, de 15 de agosto de 2024; conforme as atribuições delegadas pela Portaria GABAER/GC3 nº 964, de 4 de abril de 2025; de acordo com o art. 6º do Decreto nº 83.937, de 6 de setembro de 1979; e com o disposto nos art. 11 e 12 da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999; considerando ainda o que consta na Portaria nº 2.091, de 20 de março de 2025, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, resolve:

Art 1º Subdelegar competência ao Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para, observada a legislação em vigor, adotar as providências necessárias à realização de concurso público destinado ao provimento dos cargos de nível superior para Professor do Magistério Superior, Pesquisador e Tecnologista e, de nível intermediário, para Técnico A, I, no âmbito do Comando da Aeronáutica e lotação no ITA.

Art. 2º Convalidar os atos administrativos praticados, a contar de 10 de abril de 2025.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Ten Brig Ar RICARDO AUGUSTO FONSECA NEUBERT

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Aeronáutica para admissão aos cursos de graduação em engenharia do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) ocorreu em 2024 e contou com 180 vagas, distribuídas entre os quadros de oficiais da ativa (40 postos) e da reserva (140). Foram admitidas inscrições de candidatos com ensino médio completo, além de idade máxima de 23 anos.

A primeira fase foi constituída de prova objetiva com 48 questões de múltipla escolha sobre matemática, física, química e inglês. A segunda etapa contou com provas dissertativas, abordando conteúdos sobre matemática, química, física e português, respectivamente. Os aprovados para a terceira e última fase foram submetidos à inspeção de saúde.

+ Resumo do Concurso Aeronáutica 2025 — ITA

  • Aeronáutica – Força Aérea Brasileira
  • Vagas: 110
  • Taxa de inscrição: Não definido
  • Cargos: Pesquisador, Técnico, Professor
  • Áreas de Atuação: Forças Armadas
  • Escolaridade: Ensino Técnico, Ensino Superior
  • Faixa de salário:
  • Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

Fonte: FAB