Brasil busca maior presença em normas internacionais da aviação em encontro com ASTM em São José dos Campos

Nesta terça-feira (13), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que realizará, no próximo dia 2 de junho de 2025, em São José dos Campos (SP), um encontro entre a comunidade da aviação civil brasileira e a ASTM International (American Society for Testing and Materials), órgão norte-americano de normalização com atuação internacional.

O objetivo do evento é esclarecer o processo de desenvolvimento de normas voluntárias consensuais e destacar a importância da participação ativa da indústria brasileira nesse cenário global.

A ASTM International é amplamente reconhecida por desenvolver normas técnicas que envolvem especialistas, representantes da indústria, agências governamentais, universidades e outras instituições. Na área da aviação civil, a organização mantém comitês técnicos especializados, como o F37 (Aeronaves Leves Esportivas – ALE/LSA), o F38 (Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas – UAS/Drones) e o F44 (Aeronaves da Aviação Geral).

Atualmente, a representação brasileira nesses comitês é considerada baixa, o que limita a influência do país na definição de padrões que impactam diretamente o setor. O evento busca, portanto, sensibilizar profissionais, empresas e instituições brasileiras sobre a relevância do engajamento nesse processo normativo, promovendo maior representatividade e voz nos fóruns internacionais.

O evento começará às 14h no Auditório 3 do Parque de Inovação Tecnológica (PIT). A participação é gratuita, mediante inscrição prévia por meio de formulário, que pode ser acessado clicando aqui.

Programação do Encontro:

  • 14h: Abertura
  • 14h05 – 15h30: Apresentação da ASTM e Sessão de Perguntas e Respostas – Joe Koury (ASTM International) – Palestra em inglês
  • 15h30 – 15h45: Coffee Break
  • 15h45 – 17h: Destaques dos tópicos em discussão nos comitês da ASTM International:
    • F37 – Aeronaves Leves Esportivas (ALE/LSA): Kleber Jesuino (ANAC)
    • F38 – UAS/Drones: Rui Josino (ANAC)
    • F44 – Aviação Geral: Plínio Ribeiro (ANAC)
  • 17h: Encerramento

Lito Sousa diz que aprendeu com a aviação a “gastar para manter qualidade”

Piloto e youtuber é o convidado desta semana do No Lucro, da CNN


O piloto e youtuber Lito Sousa descreveu, em entrevista ao No Lucro, da CNN, como tornou o seu canal Aviões e Músicas e sua presença na internet uma fonte de renda e defendeu a importância de investir no próprio produto.

“O que a aviação me ensinou é isso: você vai gastar muito pra manter a qualidade do seu serviço. Só que você vai chegar onde chegou. Quer dizer, você vai chegar muito mais longe”, disse Lito.

“Nós sempre tivemos a noção de que 80% do nosso faturamento é reinvestido na empresa. Os outros 20% é o que a gente usa”, acrescentou o especialista em aviação.

Segundo o youtuber, a popularidade de seu canal se deve ao fato de que ele conseguiu democratizar as informações sobre aviação.

“Quando eu comecei o canal e o blog, eu fazia um conteúdo mais técnico, mais voltado para o nicho dos profissionais de aviação. Mas eu pensei que isso seria um limitante se eu não atingisse o grande público. E eu comecei uma estratégia mesmo de falar mais simples, conteúdos mais populares para todo mundo entender”, disse.

Lito destacou que não era piloto na época em que começou a falar de aviação nas redes, mas decidiu ir atrás da formação como piloto para ganhar mais autoridade.

“Pelo fato de eu não ser piloto, existia uma reação feroz, e de baixo nível, contra a minha pessoa, querendo me desqualificar”, lembrou. “Então, eu falei o seguinte: ‘Eu não sou piloto, então, eu vou ser piloto. E mais do que isso, eu vou mostrar pras pessoas que todo mundo pode ser piloto’.”

Fonte: CNN