Começa o maior evento do setor de suprimentos de manutenção de aeronaves da América Latina e Caribe

Começou ontem, 18 de maio, em Cancún, no México, e continuará até amanhã, 20, a Conferência ALTA CCMA & MRO 2025, reafirmando seu papel como o principal ponto de encontro para a cadeia de suprimentos de manutenção de aeronaves na América Latina e no Caribe.

Realizado anualmente pela Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), o evento reúne em torno de 600 executivos do setor busca por soluções práticas e sustentáveis para os desafios da manutenção aeronáutica — um setor impactado pela maior utilização das frotas, que eleva os custos de manutenção, pelo aumento no preço de peças e serviços, pela escassez de aeronaves novas e pela falta de mão de obra qualificada.

A abertura das sessões acadêmicas foi liderada pelo CEO da ALTA, Peter Cerdá, que destacou o forte crescimento da indústria da aviação na região – com 470 milhões de passageiros transportados em 2024 e 4,4 milhões a mais apenas no primeiro trimestre de 2025.

Ele chamou a atenção para os desafios que já pressionam o setor, além das restrições tarifárias e comerciais, como escassez de aeronaves, gargalos na cadeia de suprimentos e capacidade limitada de MRO. Cerdá destacou que a chave está na colaboração entre todas as partes da cadeia – companhias aéreas, fornecedores, MROs, reguladores e governos – para transformar crescimento em desenvolvimento real e sustentável.

A agenda do primeiro dia da conferência proporcionou insights técnicos e estratégicos adaptados aos desafios atuais da indústria. À tarde, o foco mudou para o fortalecimento das relações entre companhias aéreas e fornecedores, com reuniões privadas e mais de 2.000 mini reuniões – uma dinâmica intensa de networking que impulsiona oportunidades de negócios concretas.

Imagem: Divulgação – ALTA

A conferência continua a ser uma plataforma estratégica para gerar conexões, impulsionar soluções e promover o crescimento sustentável em toda a indústria de aviação regional.

Informações da ALTA

Dia da Aviação Inclusiva: sorteio para participar dos voos de incentivo será realizado no dia 21/5, às 10h

Lista com as inscrições homologadas para participar do sorteio será divulgada no dia 20/5 no portal da Anac


AAgência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai sortear, no dia 21 de maio, às 10h, os participantes do Dia da Aviação Inclusiva. Serão sorteadas cinco pessoas para realizar voos de incentivo em um avião monomotor adaptado para pilotos com deficiência. Ao todo 60 pessoas poderão assistir às palestras do evento, que acontece em 11 de junho, em Campinas (SP)

No dia 20 de maio, será divulgada a lista de inscrições homologadas para o sorteio, que acontecerá no dia 21 de maio, às 10h, na sede da Anac, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. Perguntas podem ser enviadas durante a transmissão pela plataforma Sli.do

A lista oficial com o resultado do sorteio para os voos e para as palestras será divulgada no dia 22 de maio no portal da Agência. Em seguida, será aberto prazo para apresentação dos recursos, de 23 a 26 de maio. 

resultado final será divulgado no dia 29 de maio. 

Todas as etapas da seleção poderão ser acompanhadas na página “Edital Dia da Aviação Inclusiva” no portal da Anac. 

Seleção dos inscritos 

As inscrições foram encerradas no dia 19 de maio, e foram oferecidas 60 vagas no total para participação no evento: 

  • 5 vagas, preferencialmente para pessoas com deficiência realizarem um voo de incentivo e participarem de uma sessão em simuladores de voo; 
  • Até 60 vagas disponíveis para participação nas palestras do evento. 

Os candidatos foram distribuídos em três grupos para o sorteio: 

  • Grupo A – Pessoas com deficiência física gerada por impedimentos nos membros inferiores; 
  • Grupo B – Pessoas com deficiência de outras naturezas não compreendidas no Grupo A; 
  • Grupo C – Pessoas sem deficiência declarada. 

Terão prioridade para o sorteio dos voos, as pessoas do Grupo A, em seguida as dos grupos B e C, que poderão ser contemplados caso as cinco vagas não sejam preenchidas por pessoas com deficiência do Grupo A. 

Evento 

O Dia da Aviação Inclusiva é um evento realizado pela Anac em parceria com a Safe Escola de Aviação, sediada em Campinas (SP). Acontecerá no dia 11 de junho de 2025, das 9h às 17h, no Hangar da Safe Escola de Aviação. 
Endereço: Rua Sylvia da Silva Braga, 415 – Hangar 39 – Jardim Santa Mônica. 
Campinas (SP). CEP: 13082-105. 

Confira a programação do evento

Apoio para Deslocamento 

Os custos com alimentação, hospedagem e transporte (aéreo ou terrestre) serão por conta dos participantes. 

A Azul Linhas Aéreas, parceira do programa Asas para Todos, vai oferecer passagens de ida e volta para os cinco sorteados e um acompanhante para cada um, se for necessário. Os aeroportos de embarque e desembarque estão detalhados no Edital nº 14/Anac/2025, onde estão todas as informações para a participação no evento. 

Voar é para todos 

Este é um projeto do programa Asas para Todos da Anac, que promove a inclusão de pessoas com deficiência na aviação civil, especialmente na aviação leve esportiva. 

O evento Dia da Aviação Inclusiva faz parte do projeto e é realizado pela Anac com apoio de parceiros como a Safe Escola de Aviação, Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa), Alli Per Tutti (Itália) e Azul Linhas Aéreas. 

O objetivo é incentivar a diversidade, inclusão e formação de pessoas no setor da aviação. 

Assessoria de Comunicação Social da Anac