Anac e STJ discutem iniciativas para fomentar conciliação em conflitos de consumo no transporte aéreo

Proposta é aprofundar cooperação com centros judiciais que têm mediadores e conciliadores capacitados para atendimento ao público


Odiretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Roberto Honorato, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Buzzi, reuniram-se na quinta-feira, 15 de maio, com o objetivo de aprofundar a cooperação entre as duas entidades no fomento à resolução de conflitos de consumo no setor aéreo por meio da conciliação. As autoridades reconheceram a importância da adoção de iniciativas conjuntas no âmbito do Movimento pela Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a participação de órgãos do Poder Judiciário e diversas entidades públicas e privadas parceiras.

Será aprofundada a cooperação entre a Anac e os aproximadamente dois mil Centros Judiciais de Solução de Conflitos (Cejusc), que já contam com mediadores e conciliadores capacitados para o atendimento ao público na resolução extrajudicial de conflitos de consumo. Além disso, foi noticiado o desenvolvimento de novas funcionalidades tecnológicas pela Anac que terão o objetivo de facilitar a resolução de conflitos de consumo diretamente entre passageiros e empresas aéreas.

O ministro Buzzi enfatizou a relevância não apenas do esforço pela redução do volume das demandas judiciais que já estão em andamento, mas também pela disponibilização de alternativas para que os passageiros resolvam seus conflitos de consumo sem a necessidade de ajuizamento de novas ações.

O diretor-presidente da Anac, Roberto Honorato, ressaltou que o estímulo à solução extrajudicial de conflitos de consumo é uma prioridade para a Agência. Nesse sentido, a Anac determinou, desde 2019, que todas as empresas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo público regular de passageiros estão obrigadas a estar na plataforma Consumidor.gov.br, administrada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e a responder as reclamações dos usuários dos serviços no prazo de até dez dias. A estratégia tem mostrado resultados concretos: o índice de resolução de reclamações de passageiros na plataforma ultrapassa 80%, e o tempo médio de resposta é inferior a cinco dias.

Participaram também do encontro, por parte da Anac, o superintendente interino de Acompanhamento de Serviços Aéreos, Yuri Cherman, e a gerente de Regulação das Relações de Consumo, Patricia Semensato Cabral. Pelo STJ, esteve presente na reunião a chefe de Gabinete do ministro Buzzi, Andreia Ramos Pereira.


Assessoria de Comunicação Social da Anac

Super App da Anac reúne em um só lugar todas as etapas para começar a carreira de piloto privado

Versão 2.3 do app torna a jornada do aspirante à piloto mais simples e ainda inclui a emissão do CHT no próprio aplicativo


Para quem tem o sonho de se tornar piloto, o Super App da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é o caminho para facilitar essa jornada inicial. Com funcionalidades que simplificam o processo burocrático ao público que deseja ingressar ou evoluir na aviação civil, seja como piloto de avião, helicóptero ou planador, o aplicativo é uma ferramenta que veio para facilitar a experiência dos usuários. 

Em sua versão 2.3, o Super App da Anac possibilita ao usuário consultar todas as habilitações que estejam associadas a uma licença, além de poder baixar e compartilhar o Certificado de Habilitação Técnica (CHT). Essa atualização também traz uma nova tela para consulta do extrato consolidado de horas de voos por categoria, função a bordo e habilitação. 

A ferramenta é a porta de entrada para a carreira de piloto na aviação civil, reunindo tudo o que o aspirante a piloto precisa para sua jornada. O app foi construído com inteligência que oferece uma experiência personalizada baseada no perfil de cada usuário. O aplicativo envia notificações dos prazos e orientações sobre os documentos necessários para cada etapa da trajetória do profissional, facilitando o processo. 

A plataforma oferece todas as informações necessárias para o ingresso na profissão, acesso rápido e fácil e suporte proativo, desburocratizando o processo e de forma digital, sem precisar de papel. 

Diferenciais do Super App da Anac 

  • Emitir o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) sem precisar de despachante; 
  • Gerenciar os cursos realizados; 
  • Consultar clínicas e médicos credenciados para fazer os exames médicos; 
  • Encontrar escolas de formação credenciadas pela Anac; 
  • Contabilizar horas de voo; 
  • Confirmar voos pendentes; 
  • Consultar todas as habilitações associadas a uma licença; 
  • Realizar pagamentos. 

Baixe agora nas lojas da Apple Store e Google Play

Saiba mais na página Aplicativo Anac. 

Assessoria de Comunicação Social da Anac