Drones interrompem voos em Guarulhos e colocam em risco segurança

O Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) teve pousos e decolagens suspensos na noite de sábado, 21 de junho, após avistamentos de drones nas imediações das pistas, colocando em risco aeronaves e passageiros. A concessionária GRU Airport confirmou a ocorrência no domingo, informando que “as autoridades competentes foram acionadas e as operações foram normalizadas”

REDAÇÃO DO DIÁRIO com informações das companhias aéreas

A Latam comunicou que 34 voos com origem ou destino a Guarulhos foram impactados pela paralisação ocorrida no sábado. Veja nota:  “A companhia repudia e lamenta a situação, totalmente alheia ao seu controle, e reforça que a segurança de seus passageiros e funcionários é prioridade em todas as suas operações. A Latam está prestando toda a assistência necessária aos passageiros afetados, conforme previsto na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.

A Gol afirmou que apenas um voo sofreu atraso de cerca de 31 minutos para decolagem, sem maiores impactos aos seus passageiros .

Vídeos publicados no canal “Aviação Guarulhos JPD” mostram helicópteros da Polícia Militar sobrevoando a região em busca dos drones, enquanto a torre sequer os visualizava no espaço aéreo acidadeon.com+1nsctotal.com.br+1. A PM foi acionada e deslocou equipes, porém não localizou os equipamentos

Segundo dados do Decea e da Força Aérea, já foram registrados 29 casos de drones invadindo território aéreo no Brasil até 13 de junho, 27 apenas em São Paulo – em 2024 foram 44, e em 2023, 51 .

No dia 11 de junho, outra paralisação de 46 minutos ocorreu, com seis voos cancelados e 35 afetados, após descobertas de que drones estavam sendo usados por traficantes para monitorar movimentações da polícia durante tentativa de transportar três pacotes com 55 kg de cocaína cada. A droga foi apreendida e a PF investiga o caso.

(com informações adicionais do G1)

Avião afunda no asfalto ao operar no Aeroporto de Fernando de Noronha

Na manhã desse domingo, 22 de junho, os passageiros e tripulantes se um Embraer 195-E2 da Azul Linhas Aéreas, de matrícula PS-AEO, enfrentaram um contratempo no Aeroporto de Fernando de Noronha.

Durante o processo de pushback (aeronave empurrada para trás pelo veículo de reboque) para o voo AD-4719, que seguiria para Recife, o trem de pouso principal esquerdo da aeronave afundou no asfalto do pátio, impossibilitando a partida.

O caso acontece em meio aos prolongados problemas de infraestrutura no aeroporto, que teve uma recapagem recente no pátio, mas enfrenta paralisação das obras de pista e pátio.

Apesar de a administração do terminal ser gerida pela empresa Dix Empreendimentos, a responsabilidade pelas melhorias na infraestrutura permanece sob a jurisdição do Governo de Pernambuco, como previsto no contrato vigente.

https://www.instagram.com/p/DLNJP5QunFr/?utm_source=ig_web_copy_link

Fonte: Aeroin