Anac lança manual inédito sobre prevenção e combate ao tráfico de pessoas na aviação

Publicação marca o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e se integra à nova campanha do projeto Liberdade no Ar, coordenado pela Asbrad e MPT


No dia 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresentou, durante o evento Campanha Coração Azul, em Campinas (SP), uma importante ferramenta na luta contra esse crime: o Manual de Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas na Aviação, uma iniciativa inédita coordenada pela Anac em parceria com o Grupo Regional sobre Segurança da Aviação e Facilitação da América do Norte, Caribe e América do Sul (NAM/CAR e SAM), com a Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) e com a Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (Clac). O objetivo do manual é promover a segurança e a facilitação da aviação civil na região. 

A publicação foi elaborada por um grupo de trabalho composto por representantes técnicos das autoridades de aviação civil de oito países das Américas: Belize, Bolívia, Estados Unidos, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela, sob a coordenação do Brasil, além de instituições internacionais como a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), os escritórios regionais da Oaci, Clac e da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad).  

“A aviação é um dos principais meios utilizados por organizações criminosas para transportar vítimas. Por isso, é essencial preparar os profissionais do setor para identificar situações suspeitas e agir com responsabilidade”, adverte Werllen Andrade, gerente de Segurança Cibernética e Facilitação da Anac.   

Além de reunir fundamentos legais internacionais e diretrizes da Oaci, o manual apresenta protocolos de observação e procedimentos a serem seguidos para identificar situações de tráfico de pessoas e exemplos práticos de atuação nos aeroportos. O material técnico é direcionado aos profissionais da aviação civil e o acesso será divulgado diretamente às empresas do setor como material complementar ao curso de Prevenção ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, fornecido de forma gratuita e online pela Anac

Simultaneamente, também foi lançada a nova campanha do projeto Liberdade no Ar, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), realizada este ano em parceria com a Anac e a Asbrad. Trata-se de um projeto que reúne, desde 2019, instituições do setor aéreo, governo, organizações da sociedade civil, universidades e agências das Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre os riscos e as armadilhas do tráfico de pessoas. 

Neste ano, a campanha está focada especialmente na sensibilização de possíveis vítimas ao se reconhecerem na multiplicidade de perfis que podem ser abordados por aliciadores. A ideia é que cada pessoa possa se reconhecer nos alertas e buscar ajuda. As peças da campanha estão em exibição nos aeroportos do país e nas redes sociais da Anac, MPT e Asbrad.  

Baixe o material da campanha.

Parceria com a Asbrad 

A Anac e a Asbrad realizaram juntas, em junho deste ano, o primeiro workshop sobre Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas na Aviação Civil, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A atividade integrou o Projeto “Liberdade no Ar” e capacitou profissionais do setor aéreo sobre reconhecimento de sinais e procedimentos de resposta a casos suspeitos, em alinhamento com o Protocolo de Palermo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O treinamento, oferecido em dois turnos, preparou agentes de proteção da aviação civil para identificar possíveis vítimas e prevenir ocorrências nos aeroportos. Um curso semelhante está disponível no Portal de Capacitação da Anac.   

Assessoria de Comunicação Social da Anac 

Campo de Marte recebe maior feira da aviação de negócios da América Latina

Com jatos executivos campeões de venda, helicópteros de alta performance e novíssimos veículos voadores elétricos, Labace 2025 espera superar os 18 mil visitantes e os US$ 300 milhões gerados na edição anterior


Desta terça-feira (5) até quinta (7), São Paulo será a capital global de tudo que voa pilotado pelo ser humano. A 20ª edição da Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace) ocorre no Aeroporto Campo de Marte. Com uma área de exposição ampliada para mais de 110 mil metros quadrados, o evento reúne gigantes do setor, apresentando inovações em aeronaves, tecnologias avançadas e serviços que mostram o Brasil como o segundo maior mercado de aeronaves executivas do mundo.

A mudança para o Campo de Marte marca uma nova etapa para a Labace, com um espaço quase três vezes maior que nas edições anteriores. Com a pista ao lado, serão permitidas demonstrações de voo e até a chegada de visitantes em suas próprias aeronaves. Organizada pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), a feira espera superar os 18 mil visitantes da última edição e os US$ 300 milhões em negócios gerados.

Quase todos os fabricantes de modelos executivos e de aviação geral estarão presentes com seus representantes locais e equipes de vendas, além de fornecedores de serviços e soluções tecnológicas.

Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition: 5 a 7 de agosto de 2025
Onde: aeroporto Campo de Marte | Av. Santos Dumont, 2241 – Santana, São Paulo/SP
Para mais informações acesse o site oficial: https://labace.com.br/

Fonte: Money Report