A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou, em 5 de agosto, o Alerta de Segurança Operacional (ASO) 0002-0/2025 para informar a comunidade de aviação civil sobre interferências e falsificações no sinal do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS).
O alerta foi motivado pelo aumento no número de casos de interferências e falsificações (jamming e spoofing) em várias partes do mundo.
O documento, de caráter orientativo, ressalta que o GNSS é um dos principais facilitadores da Navegação Baseada em Desempenho (PBN) e viabiliza sistemas críticos para a segurança do voo. As recomendações contidas nele tiveram origem em simpósio da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) realizado em fevereiro de 2024.
O ASO detalha recomendações da Anac aos operadores de aeronaves. Entre elas, está o desenvolvimento de procedimentos para que as tripulações notifiquem o controle de tráfego aéreo e os fabricantes de aeronaves (OEMs) ao tomarem ciência de eventos de interferência.
Recomenda-se também notificar a Anac, via Portal Único de Notificações, informando dados como data, modelo da aeronave, fase de voo e local da anomalia. Adicionalmente, o documento orienta que os operadores deem ênfase para que as tripulações monitorem os equipamentos e estejam preparadas para operar sem os sistemas de navegação GNSS.
As diretrizes se estendem aos fabricantes, encorajando-os a melhorar seus equipamentos e a fornecer orientação sobre os efeitos e a mitigação de anomalias no GNSS. Os fabricantes também devem garantir que seus equipamentos se recuperem rapidamente e retomem a navegação por GNSS assim que a interferência for cessada.
Por fim, o ASO recomenda a leitura atenta de documentos como o Boletim Especial de Aeronavegabilidade 2024-02 da Anac, o FAA Safety Alert for Operators Nº 24002 e o EASA Safety Information Bulletin Nº 2022-02R3.
Informações da Anac