FAB promove 2º Seminário sobre Prevenção e Enfrentamento ao Assédio

O evento destacou a importância da prevenção às condutas abusivas e à criação de um ambiente institucional respeitoso


O Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (18/08), o 2º Seminário sobre Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, reunindo autoridades militares, representantes do Judiciário e especialistas nacionais e internacionais.

O evento aconteceu em Brasília (DF) e contou com palestras voltadas ao fortalecimento de políticas e ações contra o assédio no ambiente de trabalho.

A solenidade teve início com a chegada do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, que fez a abertura oficial destacando a importância da prevenção às condutas abusivas e à criação de um ambiente institucional respeitoso.

“Não podemos, de fato, negligenciar este aspecto. É fundamental que reconheçamos e valorizemos as instâncias de acolhimento que oferecemos. Uma das principais finalidades desta comissão tem sido, justamente, promover esse suporte. Essas ações foram pautadas por respeito e auxílio mútuo, elementos essenciais para que a nossa capacidade de atuação, a dignidade do trabalho e a superação de quaisquer receios sejam plenamente abordadas”, destacou o Comandante-Geral do Pessoal.

A primeira palestra foi ministrada pela juíza auxiliar da Presidência do Superior Tribunal Militar, Doutora Denise de Melo Moreira, que abordou o tema Assédio Sexual, apresentando conceitos, estatísticas e medidas de enfrentamento no âmbito da Justiça Militar. Na sequência, a Capitão de Serviços Jurídicos Tamires Maria Batista Andrade falou sobre a atuação da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio (CPCA) na FAB. Com formação especializada e experiência em direito militar e administrativo, a Oficial destacou procedimentos e práticas institucionais voltados à prevenção.

Um dos convidados foi o Subsecretário-Geral e Coordenador Especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a melhoria da resposta contra a exploração e o abuso sexual, Christian Saunders, que participou por meio de videoconferência. Com mais de 30 anos de experiência em relações internacionais, Saunders compartilhou resultados de iniciativas e reformas implementadas no âmbito da ONU para prevenir e combater esse tipo de conduta.

“O fato de estarmos nos reunindo pela segunda vez, após a primeira importante discussão realizada em agosto do ano passado, demonstração compromisso da Força Aérea em enfrentar esse problema de forma direta. Nos últimos três anos, temos sido responsáveis por coordenar a melhoria da resposta das Nações Unidas à exploração e ao abuso sexual”, enfatizou Saunders.

Encerrando o ciclo de exposições, a Juíza do Trabalho Substituta e Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Doutora Wanessa Mendes de Araújo, apresentou a palestra sobre Assédio Moral, enfatizando aspectos jurídicos, impactos na saúde mental e estratégias de prevenção.

Estiveram presentes, também, o Chefe do Estado-Maior do COMGEP (EMGEP), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, e o Chefe da Primeira Subchefia do COMGEP, Brigadeiro do Ar Cláudio da Costa Silva.

Fonte: FAB

Colégios Embraer e Fundação Banco do Brasil equipam instituições comunitárias com Tecnologias Sociais

São José dos Campos (SP), 18 de agosto de 2025 – Os Colégios Embraer instalaram, na última semana, postes de iluminação e fornos, desenvolvidos por seus estudantes, em instituições de São José dos Campos e próximo a Botucatu (SP), respectivamente. Os equipamentos foram construídos com base no conceito de Tecnologia Social, como parte de um programa mantido em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

“A iniciativa reflete o compromisso dos Colégios Embraer com uma educação de qualidade, que valoriza a criatividade e a experimentação, preparando jovens para atuarem como protagonistas na construção de um futuro mais justo”, diz o diretor do Instituto Embraer, André Tachard. “Queremos que os alunos acompanhem de perto os impactos do que desenvolveram em suas próprias comunidades, e que isso os inspire a buscar conquistas ainda maiores”, afirma Tachard.

Em São José dos Campos, a escola Vó Maira Felix, localizada no Jardim Colonial e dedicada ao atendimento de 100 crianças de até 5 anos, foi o local escolhido para a doação de quatro postes. Os equipamentos vão melhorar a infraestrutura de iluminação, trazendo mais segurança aos frequentadores sem custos adicionais.

A mais de 300 km dali, a Associação dos Produtores Rurais da Microbacia do Rio das Pedras, em Itatinga, recebeu dois fornos para o tratamento da cera de abelha. Os equipamentos vão ampliar a capacidade produtiva de apicultores, usando energia solar no processo.

A Tecnologia Social alia mecanismos simples e materiais de custo acessível para a criação de equipamentos facilmente replicáveis, com potencial de transformar a realidade de grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade. A parceria dos Colégios Embraer com a Fundação Banco do Brasil completa três anos com o objetivo de continuar levando benefícios a um número cada vez maior de pessoas.

Sobre o Instituto Embraer

Criado em 2001, o Instituto Embraer nasceu com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados principalmente à educação. Além de manter os dois colégios de ensino médio em período integral nas cidades de São José dos Campos e Botucatu, interior de São Paulo, o Instituto investe recursos financeiros e humanos em projetos que impactam positivamente a sociedade.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.■

DIVULGAÇÃO: Embraer