Funcionamento de motores e procedimentos de segurança são abordados em nova Instrução Suplementar da Anac

image

Elaborado com a comunidade aeronáutica, o documento orienta sobre prevenção de ocorrências e estabelece procedimentos para fortalecer a segurança operacional.


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou a Instrução Suplementar (IS)  91.409-002, Revisão A, com o objetivo de orientar pilotos, mecânicos e operadores de aeronaves sobre como prevenir acidentes por falhas de motores convencionais (à pistão), como perda de potência em voo e falhas relacionadas a combustível. 

O documento, que entra em vigor a partir do dia 10 de setembro, também estabelece os procedimentos para a implementação de um programa de monitoramento de tendências de motores à pistão, ampliando assim a confiabilidade e vida útil desses equipamentos. Além disso, aponta as principais causas de falhas de motor em voo e dá orientações sobre inspeções pré-voo, contaminação de combustível, abastecimento, preservação do motor, manutenção, entre outros assuntos. 

Divulgada no dia 5 de agosto, a IS foi baseada nas publicações técnicas de fabricantes de aeronaves e motores. Houve também a contribuição de especialistas no tema, em especial os membros do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional (BGAST), além de contribuições vindas da Consulta Setorial sobre o assunto.  

A I.S. 91.409-002A é um dos esforços da Anac, em conjunto com os regulados do setor, para avaliar e reduzir os fatores contribuintes para os riscos da operação de aeronaves, contribuindo para um transporte aéreo cada vez mais seguro.  

Assessoria de Comunicação Social da Anac 

Veja também  Mecânico de aeronaves está entre as tendências do mercado para 2025