Elaborado com a comunidade aeronáutica, o documento orienta sobre prevenção de ocorrências e estabelece procedimentos para fortalecer a segurança operacional.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou a Instrução Suplementar (IS) 91.409-002, Revisão A, com o objetivo de orientar pilotos, mecânicos e operadores de aeronaves sobre como prevenir acidentes por falhas de motores convencionais (à pistão), como perda de potência em voo e falhas relacionadas a combustível.
O documento, que entra em vigor a partir do dia 10 de setembro, também estabelece os procedimentos para a implementação de um programa de monitoramento de tendências de motores à pistão, ampliando assim a confiabilidade e vida útil desses equipamentos. Além disso, aponta as principais causas de falhas de motor em voo e dá orientações sobre inspeções pré-voo, contaminação de combustível, abastecimento, preservação do motor, manutenção, entre outros assuntos.
Divulgada no dia 5 de agosto, a IS foi baseada nas publicações técnicas de fabricantes de aeronaves e motores. Houve também a contribuição de especialistas no tema, em especial os membros do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional (BGAST), além de contribuições vindas da Consulta Setorial sobre o assunto.
A I.S. 91.409-002A é um dos esforços da Anac, em conjunto com os regulados do setor, para avaliar e reduzir os fatores contribuintes para os riscos da operação de aeronaves, contribuindo para um transporte aéreo cada vez mais seguro.
Assessoria de Comunicação Social da Anac