Antigo aeroporto de Natal será transformado em um Parque Tecnológico com parceria público-privada

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e a Prefeitura de Parnamirim firmaram uma parceria para a criação do Parque Tecnológico Parnamirim Aeroporto Digital. Na quinta-feira, 14 de agosto, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, recebeu a prefeita Nilda Cruz e secretários municipais na Casa da Indústria para discutir o projeto, que visa transformar o antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo em um polo de inovação.

Roberto Serquiz destacou que o Sistema FIERN possui muito a contribuir com a iniciativa. “Temos diversos projetos e atividades com ligação direta ao mundo digital, especialmente em um momento de transição da indústria 4.0 para a 5.0, incorporando inteligência artificial e aproveitando o potencial dessas tecnologias no projeto,” afirmou.

O presidente da FIERN ressaltou o trabalho do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a indústria, assim como as iniciativas do SESI-RN em robótica educacional.

“A proposta do parque tecnológico está dentro do nosso escopo de missão; portanto, aceitamos o convite e vamos participar deste trabalho preliminar de planejamento, sempre visando o que realmente beneficie e promova nossa indústria,” completou.

A prefeita Nilda Cruz enfatizou a importância da parceria com a FIERN para o sucesso do projeto. “Foi uma reunião muito importante, um pontapé inicial para fortalecer a colaboração com a Federação das Indústrias, aliando tecnologia a ideias inovadoras e empreendimentos que impulsionem a geração de emprego e renda na nossa cidade,” disse.

Kelps Lima, secretário de Planejamento de Parnamirim, explicou que o projeto ainda está em fase de planejamento e que a expectativa da prefeitura é reunir diversos parceiros para enriquecer o desenvolvimento das iniciativas. “Nosso objetivo é formatar o projeto, criar um grupo de trabalho para conhecer outros parques semelhantes e consolidar um plano de negócios,” afirmou.

Em maio, a Prefeitura de Parnamirim e a Aeronáutica assinaram uma parceria para a criação do parque tecnológico, com o intuito de reunir startups, centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de ensino, com ênfase em soluções ligadas à área aeronáutica, aproveitando a vocação histórica do município.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o diretor 1º tesoureiro da FIERN, Djalma Júnior; o diretor 2º tesoureiro, Airton Torres; o diretor 2º secretário, Etelvino Patrício; a coordenadora de Relações Institucionais da FIERN, Ana Adalgisa Dias; a superintendente do SESI-RN, Danielle Mafra; a secretária de Educação de Parnamirim, Eliza Brito; e o ex-presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura.

Fonte: Aeroin

Acordo entre Decea e Anatel visa combater interferências nas comunicações de aviões via rádio

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) formalizou, na última quinta-feira (14/08), o acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). A assinatura formal do acordo foi realizada pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e pelo Presidente da ANATEL, Carlos Manoel Baigorri.

Participaram também da cerimônia, nas dependências no DECEA, no Rio de Janeiro (RJ), o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; o Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen; a Superintendente de Fiscalização da ANATEL, Gesilea Fonseca Teles; e demais autoridades.

O objetivo da parceria é aprimorar o tratamento de radiointerferências que afetam a Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), por meio de ações conjuntas entre a ANATEL e o DECEA, para aumentar a segurança e eficiência na navegação aérea.

O acordo visa ainda reduzir o tempo de tratamento das interferências, compartilhar recursos tecnológicos e de infraestrutura, além de promover a troca de conhecimentos e capacitação mútua. A radiomonitoragem é essencial para proteger as frequências do Serviço Móvel Aeronáutico (SMA), além de integrar esforços para agilizar e melhorar a detecção e resolução de interferências.

O Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a importância da assinatura do contrato entre o DECEA e a ANATEL. “É uma grande oportunidade de trabalhar de forma integrada, aumentar a nossa capacidade e compartilhar conhecimento, pessoal técnico e tecnologias, visando à melhoria da eficiência do serviço de controle do espaço aéreo prestado à sociedade brasileira”, pontuou o Oficial-General.

De acordo com o Presidente da ANATEL, Carlos Baigorri, esta parceria otimiza a gestão do espectro radioelétrico, essencial para a segurança da navegação aérea. “É um grande orgulho atuarmos juntos na busca dos nossos propósitos institucionais de proteção ao povo brasileiro”, afirmou.

Fonte: Aeroin