Pela primeira vez, uma mulher assume direção do Instituto de Cartografia Aeronáutica

O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) promoveu, nesta quarta-feira (3), a cerimônia de passagem de direção do órgão. A Tenente-Coronel Engenheira Cristiane de Barros Pereira assumiu o comando, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história da organização. Realizada no hangar sul do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro, a solenidade foi presidida pelo vice-diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.

O oficial destacou o marco institucional: “É uma satisfação vê-la assumir esta nova etapa de liderança. Sua trajetória na engenharia e sua experiência operacional a qualificam plenamente para conduzir um Instituto tão relevante para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) e para o país”. O Major-Brigadeiro reforçou a confiança na nova dirigente: “Tenho convicção de que, sob seu comando, o ICA continuará evoluindo e contribuindo para os avanços da cartografia e do gerenciamento da informação aeronáutica no Brasil”.

O Coronel Aviador Devilan Dutra Paulon Júnior fez seu discurso de despedida após dois anos de gestão. O oficial agradeceu ao efetivo do ICA, às equipes técnicas e ao DECEA. “Os senhores e senhoras são os verdadeiros protagonistas no cumprimento da nossa missão e sou muito grato pelo tempo que passamos juntos. Nossos oficiais, graduados e praças, verdadeiras forças motrizes que atuaram nas funções administrativas e técnicas, produziram cartas e mapas e atuaram na evolução do espaço aéreo brasileiro”, afirmou. Dirigindo-se à sucessora, completou: “Tive a sorte de contar com sua dedicação e profissionalismo. Desejo sucesso na direção do Instituto de Cartografia Aeronáutica. Essa conquista é apenas o início”.

Nascida no Rio de Janeiro, a Tenente-Coronel Cristiane iniciou a vida profissional como servidora civil. Ingressou na Marinha do Brasil em 1998 e, formada em Engenharia Cartográfica, realizou o Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica, retornando ao ICA como oficial engenheira. Construiu uma carreira técnica no Instituto, onde chefiou divisões como Cartas Visuais, Qualidade, Zona de Proteção de Aeródromos, Projetos e Operações. Possui MBA em Gestão Pública, Gerenciamento de Projetos, Planejamento e Gestão Estratégica, além de formação executiva em Inteligência Artificial. Sua posse inicia um ciclo que reforça a presença feminina em posições de comando no SISCEAB e consolida um avanço na história do ICA.

Fonte: Fab

Avião da LATAM é evacuado em Guarulhos após fogo em veículo de esteira de bagagens

Um Airbus A320 da LATAM Brasil precisou ser evacuado na noite desta quinta-feira (04) no Aeroporto Internacional de Guarulhos após um incêndio se iniciar em um veículo de esteira de bagagem que atendia à aeronave.

O caso aconteceu no Terminal 2 do maior aeroporto do país. O incêndio ocorreu durante o processo de dembarque de passageiros e bagagens num voo que seguiria para Porto Alegre.

Um dos passageiros gravou o momento da evacuação da aeronave, afirmando que era algo grave, mas ressaltando que todos os ocupantes conseguiram sair em segurança e que ninguém se feriu.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o fogo e grande quantidade de fumaça próximo à parte inferior da aeronave no lado direito, com alguns funcionários tentando apagar o incêndio com um extintor. Em outra filmagem, é possível ver os passageiros desembarcando pelas escorregadeiras infláveis e saindo pelo pátio. Numa terceira imagem, é possível ver os bombeiros afastando o veículo esteira de bagagem, já queimada, e algumas marcas de fuligem na fuselagem do A320.

A LATAM reportou o seguinte sobre a ocorrência:

“A LATAM Airlines Brasil informa que, durante o embarque dos passageiros do voo LA3418 (São Paulo/Guarulhos–Porto Alegre), houve um princípio de incêndio em um equipamento de solo de uma empresa terceirizada, responsável pelo carregamento de cargas do voo.

A fumaça gerada pelo equipamento acionou os protocolos de segurança. Os passageiros foram retirados da aeronave pela ponte de embarque (finger) e pela escorregadeira (escape slide), todos com auxílio dos funcionários treinados para esse tipo de situação.

Não houve feridos e a situação foi rapidamente controlada.

A LATAM está oferecendo toda a assistência necessária aos clientes impactados, que serão reacomodados em outros voos.

A companhia reforça, ainda, que a segurança está no centro de todas as suas decisões e operações.”

Athalização: “A LATAM Airlines Brasil informa que já desembarcou, às 2h54 desta sexta-feira (05/12), no aeroporto de Porto Alegre, 159 passageiros do voo LA3418 (São Paulo/Guarulhos–Porto Alegre), originalmente programado para ontem (04/12). Os 10 clientes restantes viajarão em outros voos da LATAM ou por via terrestre.

Fonte: Aeroin