Maior porta de entrada de aeronaves do país, Espírito Santo ganha assessoria jurídica especializada

A aviação executiva vive um momento de convergência no Brasil. Em 2024, a frota brasileira de jatos superou, pela primeira vez, a marca de 1.000 unidades. No primeiro semestre de 2025, o número de jatos aumentou 6%, para 1.075 em junho, na comparação com dezembro do ano anterior (1.013). Foram 62 novos jatos voando em seis meses.

O Espírito Santo, principal “porta de entrada” para jatos importados no país, está surfando nessa onda e fortalecendo o ecossistema de prestadores de serviço para compradores de aviões particulares.

A APD Advogados, escritório de Vitória, criou uma área especializada em assessoria jurídica para compradores de aeronaves, principalmente importadas. Em 2025, o escritório assessorou transações de aeronaves que somam R$ 800 milhões, valor que deve dobrar neste ano.

Entre os modelos que fazem parte desse volume estão jatos como Gulfstream G450 e G150, Phenom 300, Learjet 45, Citation M2, Mustang e CJ1, além de helicópteros da Bell, Robinson e Airbus.

O avanço do setor é explicado por um conjunto de fatores macroeconômicos, afirma Rodolpho Pandolfi, sócio da APD. “O mercado vive um momento de alta. Há uma janela muito positiva para o comprador, com câmbio mais baixo e taxas de financiamento mais competitivas.”

De olho nesse movimento, o escritório dedica profissionais para atuar em todas as fases da aquisição. A assessoria começa antes mesmo da oferta, com suporte técnico e jurídico na escolha da aeronave e na negociação de compra.

“É uma operação sofisticada. Existem etapas críticas, como a vistoria técnica, as consequências dessa vistoria e a definição de saídas jurídicas para cada cenário. Tudo isso precisa estar disciplinado no contrato de compra e venda”, diz Pandolfi.

O cuidado jurídico se estende ao pós-pagamento, com a transferência do título de propriedade, a exportação da aeronave no país de origem e a importação no Brasil — com processo de nacionalização pelo aeroporto de Vitória.

Após o desembaraço aduaneiro, há ainda a fase de adequação técnica e o registro junto à ANAC, etapa que libera a aeronave para operação.

“Sem assessoria jurídica, o caminho é inseguro. O comprador pode perder dinheiro, enfrentar problemas regulatórios ou até ficar impedido de operar a aeronave no Brasil. O risco não é apenas financeiro, mas também operacional”, ressalta Pandolfi.

Além de compradores e proprietários de aeronaves, o escritório também presta assessoria a empresas da cadeia de serviços auxiliares da aviação, como operações de hangaragem e parques de abastecimento.

“O setor aeronáutico é altamente regulado. Seja para operar uma aeronave, seja para explorar serviços dentro de um aeroporto, é fundamental ter segurança jurídica desde o início”, afirma Pandolfi.

Fonte: Folha Vitória

Sabia que existe um Airbus A380 do tamanho do avião real, mas feito de flores?

A empresa aérea Emirates divulgou ontem um breve vídeo mostrando a maior instalação de flores do mundo em tamanho real de uma aeronave Airbus A380, coberta com mais de 500 mil flores e plantas frescas, que ela construiu no Dubai Miracle Garden, em Dubai.

Quando floresce completamente, a estrutura pesa aproximadamente 100 toneladas (o peso real de uma aeronave A380 é de 575 toneladas).

Na época da instalação do jardim, em 2016, o vice-presidente sênior da Divisão de Corporate Communications, Marketing & Brand da Emirates afirmou:

“O A380 da Emirates é uma aeronave tremendamente popular entre os passageiros de todo o mundo e esperamos que, através de nossos esforços colaborativos com o Dubai Miracle Garden, inspiremos e deleitemos os visitantes através da beleza desta instalação floral. A aviação afeta todas as nossas vidas e o A380 oferece aos visitantes a oportunidade de chegar perto de uma aeronave de dois andares. As iniciativas ambientais e os métodos de construção e plantação da instalação do A380 estão também em harmonia com a eco-eficiência da aeronave real”.

Também naquela ocasião, Abdel Naser Rahhal, co-fundador e criador do Dubai Miracle Garden, disse:

“Ter um A380 da Emirates no jardim é uma conquista do Dubai Miracle Garden e estamos orgulhosos de ter esta instalação como a maior já construída por aqui. Esta obra é resultado de incontáveis horas de brainstorming, desenhos e estratégias para colocar todos os detalhes em um mesmo plano. No Dubai Miracle Garden nós mostramos a cada dia objetos que ganham vida por meio das flores e plantas, gerando uma conexão com o visitante. Esperamos que quem esteja próximo da instalação tenha noção da dimensão da aeronave. Como nosso lema diz: Nós somos os mestres verdes e os produtores de flores; onde formos vamos fazer tudo ficar verde; onde quer que toquemos faremos florescer”.

Cena do vídeo apresentado acima

As plantas e flores utilizadas foram cultivadas no próprio Dubai Miracle Garden. Na instalação estão petúnias, coleus, tagetes, crânio do dragão, violetas, geranium e gaillardia. Aproximadamente 9 mil flores compõem a logomarca da Emirates e 100 mil flores formam as enormes asas, de aproximadamente 80 metros.

Mais de 200 pessoas trabalharam 10 horas por dia por 180 dias para construir a instalação, que tem mais de 72 metros de comprimento e era a maior já construída no jardim naquele momento.

O Dubai Miracle Garden executa práticas sustentáveis de horticultura e paisagismo, o que significa que o local cultiva e transporta flores e plantas com emissão mínima de carbono.

Práticas de plantio vertical foram utilizadas para minimizar o consumo de água, com sementes híbridas de alta qualidade, colocadas em bandejas e, em seguida, transferidas para uma variedade especial de solo, permitindo um adequado arejamento e retenção de água. Após a temporada no Dubai Miracle Garden, o solo é usado como um fertilizante orgânico.

A estrutura do A380 foi construída a partir de materiais reciclados e as flores e plantas são irrigadas através de um sistema de água de gotejamento especialmente concebido para a estrutura, que mantém a instalação hidratada e exuberante durante toda a temporada.

A instalação do A380 da Emirates pode ser vista desde uma plataforma especial composta por dois níveis no centro do Dubai Miracle Garden.

Fonte: Aeroin